seg. maio 20th, 2024

Produções fizeram sucesso em suas épocas, mas hoje não assustam mais ninguém

O tempo. O tempo passa para todo mundo e isso também acontece com as produções cinematográficas. A cada novo ano, cada nova década, algo novo surgi, se modifica, deixando para trás conceitos antigos e envelhecendo algumas produções que ficaram famosas.

Neste contexto, uma das coisas que mais se modifica e, por consequência envelhece, são os efeitos especiais. Pode ver: de um ano para o outro, de uma década para a outra, os efeitos, computações gráficas e recursos utilizados mudam tanto, que muitos filme parecem ter sido feito décadas atrás, quando foram produzidos à pouco tempo.

Pensando nisso, para o nosso Especial de Halloween de hoje selecionamos 5 filmes de terror que envelheceram mal. Como sabemos, os efeitos são extremamente importantes no gênero do terror, afinal muitas vezes são criadas criaturas e objetos que não estão em cena, mas são todo o foco da trama e o que deveria causar medo.

Contudo, com o passar dos anos estes efeitos ficaram tão datados e envelhecidos, que hoje em dia não assustam mais ninguém.

1 – Tubarão (1975)

Apesar de ser um grande clássico do cinema, uns dos filmes pioneiros com animais gigantes, que perseguem pessoas e às coloca em situações terríveis, Tubarão de Steven Spielberg não resistiu ao tempo. O longa de 1975 fez histórica com seus efeitos, porém hoje em dia a verdade é que não dá mais medo em ninguém. Os movimentos do animal ficaram robotizados, extremamente artificiais e sua caracterização também já não convence. Quando você olha percebe que se trata de um grande bonecão, incapaz de assustar qualquer um. Mas claro que isso não desmerece toda a importância do filme e ele seguirá sendo um clássico.

2 – Anaconda (1997)

Ainda na categoria animais, mas vinte anos mais tarde, temos agora Anaconda, esta cobra gigantesca que fez muita gente ficar com medo de andar em florestas. O filme fez sucesso na sua época de lançamento e aqui no Brasil ficou famoso pelas filmagens e trama que se passavam na Amazónia. Alias, muitas históricas começaram a surgir afirmando que realmente existia uma cobra gigante que estava matando pessoas no local, quase uma lenda urbana. Suposições de lado, não podemos negar que o filme envelheceu mal pra caramba, com seus efeitos visuais precários, que estavam apensas engatilhando na tecnologia e que hoje em dia nos faz rir ao invés de causar medo. O tempo passa para todo mundo.

3 – Resident Evil (2002)

Sabemos que até hoje adaptar um jogo para os cinemas não é tarefa fácil, imagina como era lá no início dos anos 2000. Resident Evil foi um dos primeiros longas a apostar no sucesso dos videogames e resolver trazer uma trama para as telonas. A produção não foi bem aceita pela crítica, mas o público curtiu, tanto é que teve várias continuações. Porém, se você assistir o primeiro filme agora em 2021, não vai sentir medo nenhum. Os zumbis são tão artificiais, que qualquer um, até uma criancinha, percebe que aquilo ali foi feito no computador, que não existe. Se não acreditamos que a criatura é real, como vamos sentir medo?

4 – O Chamado 2 (2005)

Fez sucesso, conquistou o público e deu dinheiro? Vamos fazer uma continuação! Infelizmente muitos filmes de terror que conquistam o público acabam ganhando continuação, sendo que na realidade isso não era necessário. Muitas vezes a história não tem porque continuar, mas mesmo assim insistem e acaba dando ruim. Foi isso o que aconteceu com O Chamado 2. Além do longa ter uma trama que não convence, tentar explorar um outro aspecto da nossa querida Samara e encher um monte de linguiça só para ter tempo de tela, os efeitos também são bem ruins. Parece que eles não tinham dinheiro para investir (o que é improvável) e resolveram jogar tudo no computador do jeito que deu. O que é aquela cena do carro e dos veados na floresta? Para a época pode ter até passado despercebido, mas hoje ninguém engole.

5 – Eu Sou a Lenda (2007)

Para fechar a nossa lista, temos o longa Eu Sou a Lenda, protagonizado por Will Smith. Este filme acaba caindo no mesmo conceito de Resident Evil: o artificial. Apesar de ter sido lançado cinco anos depois, quando os efeitos de computação gráfica já haviam melhorado um pouco, o filme não convence mais nos dias atuais. Quando você assiste percebe que são seres criados digitalmente e não consegue comprar o medo que estas criaturas querem passar. Assim, você assiste o filme pela história, mas o medo fica bem longe.

Só lembrando que esta é uma lista de curiosidades e com a nossa opinião. É claro que esta não é uma verdade absoluta e você pode discordar de nós, sem problema.

Além disso, não leve em para o lado pessoa se um destes filmes for seu favorito ou se você gostar muito dele. É apenas um conteúdo para nosso entretenimento, ok?!

Tem algum outro filme de terror que você também acha que envelheceu mal e que hoje não consegue causa nenhum medo?? Deixa aí nos comentários.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!