dom. maio 12th, 2024

Confira nossa lista com indicações incríveis

Hoje é Sexta-Feira 13, um dia que é carregado de superstições. Ninguém sabe muito bem a origem por trás da mitologia da Sexta-Feira 13. Alguns afirmam que o número 13 é amaldiçoado e quando unido ao sexto dia da semana, traz azar e acaba rompendo a barreira que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

Outras pessoas afirmam que é uma questão astrológica, que faz a combinação render um dia carregado de muita energia negativa, daqueles onde tudo dá errado. Já outros, acham que tudo não passa de invenção e que a Sexta-Feira 13 é um dia como outro qualquer.

De qualquer forma, quer você acredite nas superstições ou não para nós, do Legião Jovem, o dia é uma ótima desculpa para assistir a um bom filme de terror, começar um livro do gênero ou maratonar aquela série que está na nossa lista.

Por isso nós decidimos fazer esta lista com cinco sugestões de filmes, cinco livros e cinco séries para você aproveitar todo o clima do momento, levando alguns sustos, é claro.

Então bora conferir!

Filmes
1 – Sexta-Feira 13 (1980)

É claro que não temos como começar a indicar os filmes, por outro que não seja pelo que tem o nome do dia. Este clássico do terror slasher, uma categoria de filmes que se popularizou muito no final dos anos 70 e durante a década de 80, é perfeito para ser assistido neste dia, pois, além de todo o horror e violência, ainda somos apresentados a um dos maiores personagens do terror, Jason Voorhees.

Imagem: Reprodução/Divulgação

A história mostra um grupo de cinco jovens, que decidem passar o final de semana no acampamento Crystal Lake, que foi reaberto. O acampamento é conhecido por ser onde ocorreu um homicídio e, apesar dos avisos dos moradores do local, os jovens não ficam com medo e vão acampar. Porém, eles acabam se tornando vítimas de um assassino sanguinário, que os persegue em todos os lugares. A medida em que são esquartejados, baleados e esfaqueados, os instrutores lutam para manterem-se vivos contra um adversário implacável. Vale a pena ver e rever este clássico várias vezes. Disponível no Prime Video.

2 – O Grito (2004)

Não poderia faltar um filme com um espírito nesta lista. O nosso escolhido se passa do outro lado do mundo, lá no Japão, e fez muita gente morrer de medo com suas cenas perturbadoras e seu clima assustador. Apesar de se passar no país oriental, a produção é americana.

Imagem: Reprodução/Divulgação

Na história, uma enfermeira dos Estados Unidos, que mora e trabalha em Tóquio, acaba sendo exposta a uma maldição misteriosa, em que um espírito se apodera da pessoa, desencadeando um violento surto de raiva, antes de acabar com sua vida e passar para à próxima vítima. O filme é muito bom, tem ótimos momentos de tenção e também mostra o toque japonês na produção, que é famoso pelo terror. Disponível no Prime Video e Star+.

3 – Jogos Mortais (2004)

No mesmo ano de lançamento de O Grito, fomos apresentados a um filme que mudaria o conceito de terror gráfico do cinema, se tornando uma franquia de muito sucesso. Jogos Mortais apresenta um assassino serial, que usa um boneco macabro para esconder sua verdadeira identidade, enquanto prende suas vítimas em uma sala e faz com que elas tenham que cometer vários atos de automutilação e violência para tentarem sobreviver.

Imagem: Reprodução/Divulgação

É um filme com muito sangue, que dá vontade de vomitar e uma angustia horrível em quem assiste. Além disso, tem uma das revelações finais mais aclamadas do cinema, daquelas que ninguém estava esperando, que explode a cabeça do público. Outro que vale a pena rever sempre. Disponível no HBO Max e Star+.

4 – Corra! (2017)

Agora temos um filme de terror psicológico, indicado há várias categorias do Oscar, ganhador por Melhor Roteiro Original e considerado uma das maiores surpresas do cinema no seu ano de lançamento, por se tratar de um longa que chegou de mansinho, sem muito alarde, mas que se tornou um fenômeno de crítica e público. A produção acompanha Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams).

Imagem: Reprodução/Divulgação

A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela, é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador. Se você nunca assistiu, não perde mais tempo, pois este filme merece todo o reconhecimento que teve e vai te deixar preso no sofá. Aproveite, pois está disponível na Netflix, Prime Video, Star+ e Globoplay.

5 – Um Lugar Silêncio (2018)

Para fechar nossa lista de filmes, escolhemos o longa que abalou o cinema em 2018, seja pelo terror ou pela forma inusitada que se apresentava: o silêncio total. É difícil imaginar um filme sem som, ainda mais se tratando de terror, afinal o gênero usa os recursos sonoros para aumentar a tenção e assustar quem assiste. Contudo, a trama que mostra uma família, que vive em uma fazenda dos Estados Unidos e é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora, que os encontra através do som, é inusitado e inovador. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Imagem: Reprodução/Divulgação

Acaba que o silêncio é um dos pontos mais assustadores do filme, pois nós ficamos angustiados e atentos a tudo o que está acontecendo, sendo que qualquer som, por menor que seja, gela nosso sangue, pois sabemos que algo ruim pode acontecer. Em um filme que até o som de folhas caindo ou o caminhar pode provocar alguma coisa, permanecer em silêncio é a nossa melhor alternativa, mesmo que não estejamos em cena. Disponível no Star+ e Prime Video.

Livros
1 – O Bebê de Romary, Ira Levin (1967)

Para começar com os livros, vamos de clássico literário. Provavelmente você já deve ter ouvido o título desta obra e, ainda mais provável, deve conhece-la pela adaptação cinematográfica do diretor Roman Polanski, que é um clássico do cinema. Porém, o livro é uma leitura indispensável, mesmo para quem assistiu o filme, pois tem uma tenção e uma carga emocional muito forte, que vai te prender do começo ao fim.

Imagem: Editora Amarilys

Na história temos um casal que se muda para um prédio com vizinhos bastante “peculiares”. Nesse contexto, Rosemary começa a presenciar situações desconfortáveis e medonhas durante sua gravidez, fazendo com que chegue a duvidar de sua própria sanidade. O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas é o suficiente para te aterrorizar e fazer com que você tenha alguns pesadelos durante a noite. Perfeito para ler em um dia só.

2 – O Iluminado, Stephen King (1977)

É claro que o mestre do terror não poderia faltar nesta lista. Quando se trata de Stephen King é complicado escolher uma obra só, afinal o cara é especialista no assunto terror e tem os livros mais incríveis publicados. Porém, decidimos colocar O Iluminado nesta relação, porque também é outro livro conhecido pela sua adaptação cinematográfica. Aliás, tem gente que ama o filme, mas não sabe que se trata da adaptação de um livro, um verdadeiro pecado, pois a obra é incrível.

Imagem: Editora Suma de Letras

A história se passa quase que inteiramente no Overlook, um hotel fictício, mal-assombrado e isolado nas montanhas rochosas do Colorado. Um escritor acaba aceitando o trabalho de zelador do local durante o inverno, já que o hotel fica fechado. Ele se muda para lá com a esposa e o filho, uma criança, mas, aos poucos, eles acabam ficando à mercê do horror do lugar e a sanidade deste pai de família vai sendo abalada. O livro é claustrofóbico e vai te fazer arrepiar a cada nova página. Apesar de ser bem grande, a leitura é fluída, você devora as páginas e mesmo que não acabe em um dia, vale a pena começar.

3 – História Extraordinárias, Edgar Allan Poe

Esta coletânea de contos de outro mestre do horror clássico, traz algumas das principais obras de Edgar Allan Poe, considerado o inventor do gênero de ficção policial, mas que foi imortalizado pela literatura de horror. Se gosta de livros de terror, não pode perder esta obra.

Imagem: Editora Companhia de Bolso

Mesmo que não curta contos, nós garantimos que você ficará preso do começo ao fim e vai se sentir amedrontado a cada história. Três contos são imperdíveis: O Gato Preto, O Poço e o Pêndulo e A Carta Roubada. Se prepare para ficar fiscalizando cada canto de sua casa.

4 – O Colecionador, John Fowler (1963)

Se você está à procura de um livro perturbador, que não tenha grandes cenas de violência, mas que te arrepie os pelos dos braços e te faça questionar a psicologia humana, este livro é perfeito para você. Nele temos Frederick Clegg, um funcionário público que ganha uma fortuna e que planeja sequestrar a sua paixão platônica de longa data: Miranda Grey. Miranda é o oposto de Frederick, pois tem ideias modernas e uma personalidade bastante forte e intelectualizada. Clegg, por outro lado, não tem amigos, é inseguro, introspectivo e seu único hobby é colecionar borboletas.

Imagem: Editora Darkside Books

O livro é totalmente perturbador e vai fazer você questionar quem vive ao seu lado, o que se passa pela cabeça daquela pessoa que trabalha com você, que estuda com você. Quais são os desejos e pensamentos mais profundos, mas, o mais importante, o que ela é capaz de fazer. O livro ganhou uma nova edição pela Dakside Books e é primoroso nos detalhes, desde a capa até as páginas, vale a pena para colecionar. Percebeu o trocadilho?

5 – As Ruínas, Scott Smith (2007)

Quando Stephen King descreve um livro como “um longo e desesperado grito de horror”, você tem que parar para ler. Este suspense psicológico foca em um grupo de amigos que vão passar férias em Cancun, no México, e aceitam ajudar um turista alemão a procurar seu irmão que desapareceu, enquanto visitava umas ruínas. Mas, não demora muito para que todos se arrependam amargamente de terem aceitado este convite.

Imagem: Editora Intrínseca

Sabe aquele velho ditado “Não aceite ajuda de um estanho”? Então, neste caso, nem ajude um estanho. Este livro vai te prender deste a primeira página e, quando você terminar, vai ficar sem reação com o desfecho e com tudo o que lhe foi apresentado. Se prepare para ficar dias relembrando o que leu e questionando sua própria sanidade.

Séries
1 – Penny Dreadful (3 temporadas)

Saindo dos livros e vindo para séries, vamos começar a nossa lista que tem tudo a ver com clássicos literários do horror. Penny Dreadful é uma produção de parceria americana e britânica, que foi ao ar no canal Showtime entre 2014 e 2016. Mas o que ela tem aver com livros?

Imagem: Reprodução/Divulgação

Bom, a trama da história entrelaça a origem de vários personagens conhecidos do terror e da fantasia, como Dr. Victor Frankenstein, Drácula, Dorian Gray, Jack, o Estripador, lobisomens, bruxas e muito mais, em uma Londres vitoriana onde crimes, sequestros, assassinatos, estupros e muito mais acontece. O clima da série é incrível, você se sente transportado para aquele lugar e, apesar de poder sentir medo, não consegue parar de assistir.

2 – A Maldição da Residência Hill (antologia 2018)

Pode parecer batido falar e indicar A Maldição da Residência Hill, afinal a série foi considerada uma das mais incríveis de 2018 e colocada entre as melhores produções de terror dos últimos tempos. Contudo, tem muitas pessoas que ainda não conferiram, seja pelo hype gigantesco ou pelo medo mesmo. Porém, se você se encaixa em um dos casos, nós dizemos: vai conferir. A produção original da Netflix, tem sim motivos para todo seu sucesso.

Imagem: Reprodução/Divulgação

Ao apostar na adaptação de uma história clássica, mas focando em outros elementos, temos a entrega de uma das melhores tramas, tanto no quesito enredo quanto em atuação. Sim, é verdade, a série deixou até os amantes do gênero com um frio na espinha e assustou todo mundo, porém vale a pena assistir por tudo o que ela apresenta. Se você é do time dos medrosos, é só pegar uma coberta ou almofada e colocar nos olhos nas cenas mais tensas. Mas não deixe de assistir. O sucesso foi tanto que se tornou uma antologia de terror, com outras temporadas já disponíveis.

3 – O Mundo Sombrio de Sabrina (4 temporadas)

Você deve estar pensando que O Mundo Sombrio de Sabrina não é série de terror e não passa de uma trama adolescente. Mas não se engane. Apesar de mostrar sim um elenco jovem, vivendo os dramas desta fase da vida, a série é muito mais voltada para o terror e sobrenatural do qualquer coisa. Ela tem muitos elementos da bruxaria, satanismo, ocultismo e por aí vai. Para se ter ideia, a série tem cenas assustadoras, que você não espera encontrar, por isso se surpreende, sendo que acaba se saindo melhor do que muito filme de terror que temos por aí.

Imagem: Reprodução/Divulgação

Não por menos, é também um dos maiores sucesso da Netflix. Se você curtiu Wandinha, também da plataforma, com toda certeza vai curtir esta série também, se ainda não assistiu. Mas como nem tudo são flores, infelizmente a plataforma cancelou a produção na quarta temporada, o que deixou todo mundo revoltado, pois muita coisa ainda poderia ser desenvolvida.

4 – Lovecraft Country (1 temporada)

Não poderíamos deixar passar uma lista de indicação com séries de terror, sem colocar a sensação de 2020, Lovecraft Country. Produção original da HBO, esta série é baseada em um livro de mesmo escrito por Matt Ruff e lançado em 2016. A trama se passa nos Estados Unidos da década de 50, período da segregação racional, e acompanha um jovem afro-americano em busca de seu pai desaparecido. Misturando elementos do horror cósmico de H.P. Lovecraft, com o horror real do racismo, a história é uma obra prima do terror, daquelas que te faz ficar sem respirar e te assusta das mais variadas formas, inclusive em uma cena que se passa durante o dia, com a luz solar, em uma estação de trem (quem assistiu sabe do que estou falando).

Imagem: Reprodução/Divulgação

Infelizmente, apesar de todo o sucesso, de toda a crítica positiva e notas altas, por algum motivo a HBO resolveu cancelar a 2ª temporada da série. Por ironia do destino, após poucos dias do cancelamento, saiu a lista dos indicados ao Emmy e a produção foi uma das com mais indicações. Eu não sei qual é problema destas produtoras, que resolvem cancelar produções que tem tudo para serem gigantes e insistem em renovar outras que não tem o mesmo sucesso. Vai entender!

5 – Kingdom (2 temporadas)

Se nos filmes indicamos uma produção que se passava no Japão e tinha todo o clima das produções orientais, para encerrar a indicação de séries, resolvemos trazer um dorama sul-coreano. Original da Netflix, a produção Kingdom foi lançada em 2019 e possuí 2 temporadas. No enredo, o príncipe herdeiro da dinastia Joseon assume a missão de investigar uma misteriosa epidemia que assolou a população local. Lá, o jovem não demora a perceber que a situação é ainda pior do que ele imaginou. Agora, ele precisa travar a batalha mais violenta de sua vida a fim de proteger seu reino.

Imagem: Reprodução/Divulgação

A história mistura zombies, sangue, cultura coreana e cenas extremamente violentas. O sucesso da trama foi tanto, que um spin-off foi lançado em 2021. Se você ainda tem preconceito com produções asiáticas e não se rendeu aos famosos doramas, deixe esse preconceito de lado e aperte o play.

E aí, curtiu nossa lista para esta Sexta-feira 13? Você é do time que acredita nas superstições ou acha que não passa de bobagem? Conta pra gente nos comentários e não esquece de compartilhar este post.

Ah, só um lembrete: gatos pretos não tem nada aver com este dia e nossas indicações são feitas para você aproveitar a data da melhor forma possível. Nada de ficar assustado e procurando cabelo em ovo, ok?!

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!