sáb. maio 18th, 2024

A cultura pop foi e é extremamente influenciada pela literatura

Filmes, séries, universos fantásticos, histórias memoráveis, a cultura pop tem tudo isso e muito mais. Nós amamos tudo o que faz parte deste universo, mas você sabia que muitas das histórias, grandes aventuras que conhecemos através do cinema e outras plataformas, vem da literatura?

Muitos escritores são os responsáveis por tudo isso e sem eles, boa parte da cultura pop que conhecemos não existiria. Por isso, hoje nós separamos uma lista com sete autores que mudaram e influenciaram o mundo nerd.

Vem conferir!

1 – J. R. R. Tolkien (1892 – 1973)

Para começar vamos falar do responsável por criar a Terra Média. Tolkien é considerado o pai da literatura fantástica, sendo que suas obras foram traduzidas para vários idiomas. Ele escreveu a trilogia O Senhor dos Anéis, que ficou famosa em todo mundo, tendo ganhado uma incrível adaptação cinematográfica. Tolkien é conhecido por sua escrita detalhista ao descrever paisagens e cenários dentro de suas obras. O autor serviu de inspiração para todas as outras gerações de escritores fantásticos, ou seja, o mundo não foi mais o mesmo depois de suas obras. Fora a trilogia do Senhor dos Anéis, recomendamos a leitura de O Hobbit e Silmarillion.

2 – Douglas Adams (1952 – 2001)

O autor escreveu a série O Guia do Mochileiro das Galáxias, considerada, por muitos, leitura indispensável para quem curte cultura pop e o mundo nerd. Para se ter ideia da importância do autor, ele tem um dia dedicado à sua obra, o Dia da Toalha, que fez com que seu aniversário de morte fosse lembrado de uma forma divertida, assim como as obras que escreveu. Adams também foi responsável por várias expressões consideradas nerds, como Não entre em pânico! Recentemente, o serviço de streaming Hulu anunciou que está produzindo uma série baseada em O Guia do Mochileiro das Galáxias. Se você ainda não leu, corre porque dá tempo de conferir antes que a série chegue.

3 – H. G. Wells (1866 – 1946)

Se hoje temos tantos filmes que falam sobre viagem no tempo, invasões alienígenas e experimentos científicos, devemos agradecer o escritor H. G. Wells. Ele foi o primeiro a usar temas de ficção científica em suas obras. É o responsável pelos clássicos A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Aliás, o livro A Guerra dos Mundos já foi adaptado inúmeras vezes, mas a versão mais recente é de 2005 e teve a direção de Steven Spielberg. Além disso, a nova versão para o cinema de O Homem Invisível fez um sucesso estrondoso no início deste ano.

Confira: 10 livros clássicos de ficção científica para ler
4 – William Gibson (1948 – presente)

Você pode não saber, mas uma das trilogias mais aclamadas do cinema teve como inspiração uma obra deste autor. Estamos falando de Matrix, um dos clássicos da indústria cinematográfica, que sofreu grande influência do livro Neuromancer, a obra mais conhecida de Gibson. No livro, ele criou o movimento conhecido como ciberpunk e inventou o termo ciberespaço. A história se passa em um futuro violento, capitalista, totalmente tecnológico e virtual. Ele também escreveu Count Zero e Monalisa Overrive, que juntos com Neuromancer formam a chamada Trilogia Sprawl.

5 – Stephen King (1947 – presente)

Claro que o mestre do terror não ficaria de fora da nossa lista. Stephen King é o responsável por dezenas de livros de horror e tem uma base de fãs gigantesca. Ele agrada desde crianças até adultos, sendo um dos autores mais renomados do mundo. Praticamente todo ano ele lança um livro novo, sempre com muita criatividade e uma escrita única. Quando falamos dele, é impossível não lembrarmos de O Iluminado, um dos clássicos da literatura, que também se tornou um clássico do cinema, com suas cenas gráficas e trama perturbadora. Outra obra do autor é It, A Coisa, um calhamaço com mais de mil páginas. O livro é uma das obras mais cultuadas da cultura pop. Além disso, a primeira parte da adaptação do livro, lançada em 2017, foi um verdadeiro fenômeno e se tornou o a maior bilheteria de um filme de terror de todos os tempos.

6 – George R. R. Martin (1948 – presente)

Quem também tem lugar garantido nesta lista é o autor da série As Crônicas de Fogo e Gelo, que transformou o escritor em um dos maiores nomes da literatura fantástica. Sua obra deu origem a série que mais bambou nos últimos anos, Game of Thrones. Com temática envolvendo grandes guerras, disputas por poder, magia, incesto, inúmeras reviravoltas, George R. R. Martin ainda está escrevendo o último livro de sua série, que promete abalar os fãs, diferente do final da produção da HBO, que deixou muito a desejar. Aliás, o autor revelou que o período da quarentena tem sido ótimo para dar um gás na sua escrita.

7 – J. K. Rowling (1965 – presente)

A gente tem uma representante feminina nesta lista, afinal a criadora de uma das maiores franquias do mundo não poderia ficar de fora. Rowling é a responsável por criar o bruxinho mais amado da literatura e do cinema também. Ela criou um mundo fantástico com suas obras de Harry Potter, um universo tão grande que é capaz de se expandir de forma inimaginável. Prova disso é que, com a finalização da história de Harry, voltamos a este universo através de Animais Fantásticos, que se passa antes da franquia original, e já possui adaptações cinematográficas fantásticas. Quanto mais deste mundo melhor, não é mesmo?

Bônus

Nós sempre damos aquela roubadinha marota nas nossas listas, né?! Mas é que são tantos autores que é muito difícil escolher apenas alguns. No nosso bônus decidimos colocar um autor de quadrinhos, responsável por heróis incríveis e que ficou por trás de uma revolução na indústria cinematográfica.

Estamos falando do incrível Stan Lee, que nos presenteou com Homem de Ferro, Capitão América, X-Men, Quarteto Fantástico, Vingadores e tantos outros personagens fantásticos. Stan morreu em 2018, deixando muita saudade, mas ele viu a Marvel se tornar um dos maiores estúdios de cinema e seus heróis tomarem o poder como os mais amados pelo público.

Olha essa lista poderia ficar bem maior, mas a gente não quer cansar você, então vamos parar por aqui.   

Se você conhece algum outro escritor ou escritora que merece destaque por sua contribuição na cultura pop, coloque nos comentários, vamos trocar figurinhas.

Fica aqui o nosso agradecimento a todos aqueles que fizeram do mundo um lugar mais divertido, fantástico e incrível. Sem eles, o Legião Jovem não existiria!

Até mais!

 
One thought on “Os 7 escritores que transformaram a cultura pop”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!