seg. maio 20th, 2024

Separamos uma lista de leituras para você já entrar no clima das festas

Nós nem acreditamos. Parece que foi ontem que estávamos fazendo post’s para comemorar o encerramento de 2020 e agora já estamos aqui novamente. O ano de 2021 passou voando, muitas coisas aconteceram, infelizmente vimos o pior da pandemia no Brasil, perdemos muitas pessoas, mas chegaram as vacinas e hoje respiramos mais aliviados.

E como você já deve saber, desde que iniciamos o Legião Jovem, lá em 2019, adoramos fazer matérias especiais e comemorativas, principalmente em datas festivas. Por isso, hoje, 20 de dezembro, iniciamos nosso Especial de Natal 2021, com matérias da cultura pop em clima natalino, que vão te acompanhar ao longo da semana.

Para dar o play, resolvemos ajudar a galera que está em busca de uma leitura temática ou também a turma que quer bater uma meta de livros, mas está sem ideias do que ler.

Selecionamos 7 livros em clima de Natal, mas que passeiam por vários gêneros, para você ler essa semana mesmo. Sim, são livros que você consegue ler rapidinho, em um dia ou variando as páginas para completar a leitura no dia 25.

Vem escolher sua próxima leitura!

1 – Sete dias juntos, Francesca Hornak (2020)

Para começarmos nossa lista, temos um livro retirado exatamente de algo que vivemos nos últimos 2 anos: a quarentena. Não existem segredos para uma família em quarentena. Uma semana é muito tempo para passar com a família. A família Birch irá se reunir em Weyfield Hall, para o Natal, pela primeira vez em muitos anos. Emma está eufórica com a chegada da filha mais velha, Olivia, mesmo sabendo que o único motivo para o seu regresso é a quarentena à qual deverá se submeter após ter sido voluntária no tratamento de uma epidemia devastadora na África. Enquanto Emma se esforça para parecer tranquila e para agradar a filha recém-chegada, seu marido, Andrew, jornalista e renomado crítico de restaurantes, passa os dias isolado em seu escritório, revirando o passado e revivendo seus dias de glória como um correspondente de guerra.

Imagem: Editora Bertrand Brasil

Phoebe, a filha mais nova, vive em um mundo frívolo que gira somente ao seu redor, e durante a quarentena se dedica de forma obsessiva à organização de sua cerimônia de casamento, para o desgosto de Olivia que tenta superar o choque cultural causado pelo contraste entre os luxos da vida de sua família e as mazelas de um país subdesenvolvido. Pelos próximos sete dias ninguém poderá entrar nem sair da casa. Isolados do mundo e presos à companhia indesejada uns dos outros, uma semana pode se tornar uma eternidade para os Birch. Especialmente quando todos têm segredos a esconder. Um deles prestes a bater à porta. A escritora se inspirou na realidade e escreveu uma história em clima de Natal. Quem gosta de dramas familiares, segredos revelados e um pouco de comédia vai curtir a leitura.

2 – O Natal dos Fantasmas, vários autores/ coletânea de contos (2021)
Imagem: Editora Wish

Algo assombra os antigos Natais. Em uma seleção especial com doze histórias de grandes mestres do suspense e fantasia, incluindo contos inéditos no Brasil, acompanhe fantasmas, moradores de mansões inadvertidos, antiquários recheados de vultos, festas de Natal com visitantes espectrais e outros enredos assombrados. Contém: Ceias fantasmagóricas de Jerome K. Jerome; A história dos Goblins de Charles Dickens; A história da Velha Ama de Elizabeth Gaskell; Smee de A. M. Burrage; O fantasma de Irtonwood de Elinor Glyn; Horror: Uma história real de John Berwick Harwood; Encontro de Natal de Rosemary Timperley; Markheim – Robert Louis Stevenson, o fantasma da véspera de Natal de J. M. Barrie;  A história de Natal de Thurlow de John Kendrick Bangs; A bolsa de viagem de Algernon Blackwood e O prato Crown Derby de Marjorie Bowen. Esta é também uma ótima dica para presente. A editora Wish arrasa nas edições e esta não é execeção. É uma edição de luxo, que além de todos os detalhes e contos especialmente selecionados, ainda possuí uma pequena biografia de cada autor e introdução, para você entender o contexto das histórias.

3 – Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários, vol. 4, Anne Darling (2020)

Esta é aquela dica para quem ama os filmes de Natal, aquelas comédias românticas levinhas, que você já sabe basicamente o enredo todo, mas mesmo assim curte a história. O Natal é a ocasião perfeita para espalhar amor e alegria, porém, na livraria Felizes para Sempre, um improvável casal luta para encontrar o espírito natalino. Mattie, uma confeiteira brilhante, detesta a comemoração desde que teve o coração partido na véspera de um Natal. A única coisa que ela odeia mais que essa data é o insuportável Tom, que a irrita desde que ela começou a administrar o salão de chá ao lado da livraria.

Imagem: Editora Verus

Mas, após uma coincidência, os dois passam a conhecer detalhes da vida um do outro que sequer imaginavam, o que faz com que alguns pontos de vista se alterem. Assim, quando Mattie e Tom são deixados no comando nos frenéticos dias antes do Natal, mesmo estando no inverno, as coisas certamente vão esquentar. Será que uma livraria cheia de romances, com uma rena em tamanho real e uma barraca de beijos, pode convencer dois ranzinzas a se apaixonar pelo Natal e, quem sabe, um pelo outro? Vale lembrar que este é o quarto e último volume da série A Livraria dos Corações Solitários. Apesar de serem tramas independentes, com casais distintos, personagens dos outros livros aparecem e você pode acabar pegando algum spoiler no meio da leitura. Nada que vai te atrapalhar, pois você pode ler fora de ordem, mas é melhor ficar sabendo e não ser pego desprevenido.

4 – A aventura do pudim do Natal, Agatha Christie (edição 2012)

Deixando de lado o romance fofinho, vamos para um mistério com a “Rainha do Crime”. Ou melhor, vamos com seis mistérios. Um corpo apunhalado dentro de um baú. Uma briga familiar que termina em assassinato. Um homem que acredita estar prevendo sua morte em sonhos. Estes são apenas alguns dos mistérios que Agatha Christie apresenta nesta deliciosa seleção de contos, que reúne cinco casos do detetive Hercule Poirot e um de Miss Marple. Na história que dá título ao livro, A aventura do pudim de Natal, um príncipe herdeiro pede a Poirot que o ajude a encontrar um rubi que lhe foi roubado. Para investigar o caso, o detetive precisa participar, a contragosto, de uma tradicional celebração natalina inglesa em uma mansão do interior. Mas um bilhete anônimo acaba mudando tudo. Este livro reúne contos selecionados pela própria autora e que foram publicados juntos, em uma edição pela primeira vez em 1960.

Imagem: Editora L&PM Pocket
5 – O Quebra-Nozes: edição bolso de luxo, Alexandres Dumas e E.T.A. Hoffman (edição 2018)

É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos, mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes.

Imagem: Editora Zahar

Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Esta edição inclui as duas variantes da história: a versão original de E.T.A. Hoffmann e a clássica de Alexandre Dumas, que popularizou a história e inspirou o famoso balé de Tchaikovsky. Um clássico natalino é sempre uma ótima indicação e acredite, mesmo que você pense conhecer esta história, tem muito mais para conferir.

Quer mais dicas? Então confira nossa lista de 10 livros de temática natalina ou que se passam no Natal
6 – Os delírios de Natal de Becky Bloom, Sophie Kinsella (2019)

Diga o que quiser, mesmo odiando lojas cheias, compras de última hora e gastar aquele dinheiro à mais no final do ano, todo mundo ainda dá seu jeitinho para comprar algumas lembrancinhas. E claro que Becky Bloom não ficaria de fora. A irresistível consumista está de volta e com uma missão: fazer um Natal inesquecível! Becky adora o Natal. A família se reúne na casa dos pais dela, eles ouvem canções natalinas, sua mãe finge ter feito a sobremesa e os vizinhos chegam para tomar uma taça de xerez usando suéteres horríveis. Pelo menos agora, com a internet, as coisas ficaram mais fáceis. Todos os sites estão em promoção. Além disso, se as suas compras passarem de determinado valor, você ainda ganha frete grátis! E, nessa época, as vitrines estão brilhando, convidativas, cheias de descontos! Mas as coisas serão um pouco diferentes esse ano.

Imagem: Editora Record

Sem conseguir resistir aos apelos da cerveja artesanal e do creme de abacate, os pais de Becky acabam se mudando para Shoreditch, um bairro super da moda, e pedem à filha que organize o almoço de Natal pela primeira vez. Combinado. Afinal, o que poderia dar errado? Becky é perfeitamente capaz de organizar um almoço maravilhoso, não é? Mas ela tem de atenter a algumas demandas bem específicas, como providenciar um peru vegano para a irmã, um presente perfeito para Luke (ela só precisa encontrar uma maneira de entrar num clube exclusivo para homens) e um mimo para sua filha Minnie (se ela conseguir entender o que a garotinha realmente quer ganhar). Ah, e ainda tem um ex-namorado dela que surgiu do nada, cheio de segundas intenções, e com a nova e controladora namorada dele. Mas Becky vai tirar tudo de letra. Será? Comédia, situações engraçadas, família reunida e comprar. O que pode ter de melhor?

7 – Vida e Aventuras o Papai Noel, L. Frank Baum (edição 2020)

Se compras de última hora não podem faltar, outra coisa, ou melhor pessoa, não pode ficar de fora do Natal. Claro que é ele, o Papai Noel. Nesta história mágica, como todas as obras de L. Frank Baum, acompanhamos a vida do Papai Noel desde sua infância em uma floresta fantástica, até sua velhice e seu importante trabalho. Uma leitura encantadora e ecológica do mesmo autor de O Mágico de Oz, escrita originalmente em 1902. Esta edição também inclui o conto O Sequestro do Papai Noel, de 1904, onde vemos o bom velhinho sendo capturado por cinco daemons e precisando passar por algumas provas. Uma possível inspiração para O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton. Também uma ótima dica para quem gostaria de presentear uma criança ou incentivar a leitura dos mais pequenos.

Imagem: Editora Wish

Estas são as nossas dicas de leitura para você curtir a semana com livros temáticos e entrando no clima do Natal.

Tem obra que vai agradar todo mundo, das crianças aos mais velhos, e perfeitas para completar aquela lista de metas de livros para o ano. Além disso, também podem ser indicações para dar de presente, seja para aquele familiar que ama ler, naquela amigo secreto do trabalho ou para você mesmo, por que não?!

Continue acompanhando nosso Especial de Natal 2021, mal começamos e tem muita coisa legal vindo por aí nos próximos dias. Fique ligado!

Nos siga também pelas redes sociais, pois tem muito mais conteúdo. Por lá somos sempre @sitelegiaojovem.

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!