sáb. maio 18th, 2024

O Halloween é uma das principais datas comemorativas dos Estados Unidos, sendo sinônimo de festa e diversão. Porém, nos últimos anos, a cultura de se fantasiar, pedir doces e enfeitar casas com temas de terror tem se espalhado para outros países e se difundido cada vez mais.

Aqui no Brasil, o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, não tinha muita relevância, mas isso tem mudado ano após ano, principalmente entre os mais jovens. É cada vez mais comum festas com esta temática e o habito de se fantasiar tem caído no gosto popular.

Contudo, se engana quem pensa que a origem desta data é dos Estados Unidos. Na realidade o Halloween tem raízes no Reino Unido, sendo uma celebração com mais de 3 mil anos de idade.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o tema, vem com agente que vamos te contar tudo, afinal, o Legião Jovem também é cultura e o terror faz parte do nosso dia a dia, não é mesmo?!

Origem do Halloween

Como já dissemos, a origem do Halloween vem do Reino Unido, mas não tinha este nome no início. Na realidade, o que hoje conhecemos como Halloween era chamado de Samhain e se tratava de uma celebração celta.

Os celtas eram um povo politeísta, ou seja, eles acreditavam em mais de um deus e possuíam uma cultura extremamente rica e conhecida por ser pagã, cheia crenças e rituais. Os deuses deste povo eram sempre relacionados a animais e fenômenos da natureza.

Os celtas acreditavam que no dia 31 de outubro os mortos se levantam para possuir os vivos / Imagem: Divulgação

O festival Samhain tinha duração de 3 dias, tendo início no dia 31 de outubro, onde se comemorava o fim do verão e a passagem do ano celta, sendo que um novo ano se iniciava em 1º de novembro.

Os celtas acreditavam que durante o dia 31 de outubro, o véu que separava o mundo dos vivos e dos mortos ficava extremamente fino, permitindo que os mortos se apoderassem de corpos vivos e usurpassem a vida destes. Por este motivo, as pessoas se fantasiavam e usavam artigos espirituais para sua proteção, como pedras e gravetos. Eles acreditavam que desta forma conseguiriam enganar os espíritos ruins.

Além disso, festas regadas a muitos rituais eram feitas como forma de distração e proteção, tudo para que os mortos que se levantassem não fossem capazes de possuir ninguém.

A Igreja e o Dia das Bruxas

Na era medieval a Igreja tinha grande poder e riquezas, principalmente na Europa. A instituição condenava qualquer prática que fugisse dos dogmas empregados por ela e isso acabou recaindo sobre o festival Samhain, que passou a ser proibido e tendo seus praticantes condenados.

Foi neste período que a Igreja começou a condenar à fogueira curandeiros e pessoas ligadas a práticas de poções, pois os consideravam feiticeiros e praticantes de bruxaria. Foi daí que surgiu o termo Dia das Bruxas, pois foi um dia em que muitas pessoas foram queimadas vivas por praticar “feitiçaria”.

A Igreja condenou várias pessoas, inclusive criança, à fogueira pelo o que consideravam bruxaria / Imagem: Divulgação

A popularidade da instituição cristã acabou sendo muito afetada neste período, tendo em vista que até mesmo crianças foram condenadas à morte. Como forma de afastar a imagem ruim e também tirar o caráter pagão do dia, a Igreja acabou mudando para o dia 1 de novembro o conhecido Dia de Todos os Santos, que antes era comemorado no dia 13 de maio.

Foi neste momento que a palavra Halloween como conhecemos surgiu, pois é a junção de duas palavras: hallow que significa “santo” e eve que significa “véspera”, ou seja, Halloween significa “véspera de todos os santos”.

Colonização americana e o Halloween nos Estados Unidos

Com o avanço da colonização europeia, os países americanos acabaram recebendo grande influência dos povos europeus, principalmente dos irlandeses.

Os Estados Unidos foi o principal país a receber as influências europeias e foi neste sentido que o povo norte americano passou a ter contado com a prática da “festa” do Halloween.

Uma curiosidade é que a pratica do Halloween foi passada de geração em geração, de boca em boca, pois nenhum escrito sobre o tema foi encontrado. É uma tradição de anos, que não tem registro, mas mesmo assim se tornou extremamente popular.

O Halloween é extremamente forte nos Estados Unidos, sendo uma das maiores datas comemorativas / Imagem: Divulgação

A popular celebração do Dia das Bruxas é a maior data comemorativa dos Estados Unidos, sendo motivo de orgulho do país e levada extremamente a sério.

As crianças se fantasiam e saem à noite para pedir doces ou travessuras, as famílias enfeitam suas casas até mais do que no Natal, os jovens vão a festas, também fantasiados, os famosos fazem celebrações e tanto o comercio quanto as grandes corporações tem na data um grande atrativo. Os parques da Disney, por exemplo, são tomados pelo ar de suspense, terror, noites especiais durante todo o mês de outubro.

Fora os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido são outros países em que a cultura do Halloween é extremamente forte e popular.

Durante todo o mês de outubro, os parques da Disney, em Orlando, se enfeitam e comemoram o Halloween com eventos e atrações especiais / Imagem: Divulgação
Halloween no Brasil

Como dissemos, o Brasil não é um país com grande cultura de comemoração do Halloween, sendo que outras datas são muito mais populares e comemoradas, como o Carnaval, as Festas Juninas e o Natal.

Contudo, isso tem mudado nas duas últimas décadas, principalmente com o avanço da internet e a influência norte americana no país.

Hoje em dia é cada vez mais forte a presença de festas e eventos com esta temática durante o mês de outubro, sendo que os jovens gostam de se fantasiar para a data, principalmente de conhecidos personagens de filmes e séries de terror.

Até mesmo o comércio tem apostado na data cada vez mais. Anos atrás, dificilmente se encontrava decoração com o tema, sendo que tudo era muito básico e em pouca quantidade. Hoje já possível montar uma grande festa, enfeitar sua casa e se fantasiar de forma criativa e com qualidade. Na Rua 25 de Março, conhecido ponto de compras em São Paulo, as casas de festas e fantasias se preparam com tudo para o Halloween e tem se tornando um ponto turístico durante esta época.

Além disso, uma forma de difundir a festa com a cultura brasileira tem sido usar nossa cultura popular e o folclore brasileiro como tema. Nós temos várias histórias de seres mágicos e com aspectos de terror a serem usados, como a Mula-Sem-Cabeça, o Saci, a Cuca, o Boitatá, entre muitos outros. Dá pra montar uma festa de Halloween e se fantasiar só com ideias do nosso folclore.

No Brasil, o Halloween tem crescido a cada ano e o folclore brasileiro tem sido usado durante as festas / Imagem: Divulgação
Filmes, séries, livros e cultura pop

Nem precisamos dizer que o Halloween faz parte da cultura pop, não é mesmo?

A data está presente em vários filmes, séries e livros, servindo de inspiração ou tema central para tramas.

O terror faz parte do nosso cotidiano, todo mundo adora assistir a um filme que nos faça ficar grudados na cadeira, sem piscar e morrendo de medo. Parece até uma tortura, sentir medo, mas, no fundo, é uma ótima fonte de entretenimento e diversão. Também é ótimo saber que aquilo não passa de ficção.

O terror sempre fez parte da cultura pop / Imagem: Divulgação

É muito comum termos filmes sendo lançados com a temática de terror durante o mês de outubro, séries apostando em episódios especiais e livros com temática de horror sendo publicados.

Nós mesmo já liberamos dois especiais do tema no ano passado, sendo uma lista com os sete melhores especiais de Halloween das séries e um post de Autor Destaque com Stephen King, nosso mestre do terror. Se você ainda não conferiu estes posts especiais, clique nos links para ler, ficou bem legal.

Nosso especial de Halloween ainda não acabou, tem muito mais posts sobre o tema vindo por aí, pode aguardar.

Você sabia a origem do Halloween? Imaginava que essa festa tão divertida e macabra vinha dos celtas? Conta pra gente e não esquece de nos marcar nas redes sociais.

Até mais!

 
One thought on “Especial de Halloween: A origem do Halloween e outras curiosidades”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!