seg. maio 20th, 2024

Algumas causam medo, outras são amorosas e outras tantas causam risadas, mas de qualquer forma a cultura pop é recheada de bruxas

O que seria do Halloween brasileiro sem as bruxas? Nada, afinal a data ficou conhecida por aqui como Dia das Bruxas e se popularizou desta forma.

Nada mais justo do que “homenagearmos” estas figuras tão conhecidas com um post Especial de Halloween todinho delas, pois ela também fazem parte da cultura pop.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com as 10 bruxas mais famosas do meio. Foi muito difícil, afinal temos muitas conhecidas, porém usamos alguns critérios e chegamos neste resultado.

Ficou curioso e quer saber se sua bruxa favorita esta por aqui? Então confira a lista!

1 – Hermione (franquia Harry Potter)

Tem como começar uma lista de bruxas famosas da cultura pop, sem falar da querida Hermione da franquia Harry Potter? Simplesmente não! A nossa amada bruxinha é uma das personagens mais importantes de todas. Inteligente, leal, amável, esforçada, ela sempre soube como resolver os maiores perrengues e sempre fazia de tudo pelas pessoas que amava. Nunca deixou de se colocar no lugar do outro, dominava todos os feitiços e sempre estava disponível para ajudar seus amigos. Em resumo, sem Hermione não existiria o universo de Harry Potter. Pronto, falei!

2 – Nancy, Sarah, Rochelle e Bonnie (Jovens Bruxas, 1996)

Agora temos todo um clã de bruxas, que fez muito adolescente dos anos 90 sentir vontade de se iniciar na arte da bruxaria e das trevas. Mesmo se tratando de um terror, o filme Jovens Bruxas sempre passava na Sessão da Tarde e acabou caindo nas graças do público, que fez dele um clássico cult. Com isso, Nancy, Sarah, Rochelle e Bonnie se tornaram as bruxas mais poderosas, estilosas e que todo mundo queria conhecer. Tudo bem que a magia usada por elas acarretou muitas consequências e mortes, mas ninguém pode negar a influência do filme e das personagens. Inclusive um remake do longa foi lançado em 2020, mas não passou nem perto do sucesso do original. Na dúvida, o pessoal segue preferindo o quarteto de 96.

3 – Sabrina (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (1996 – 2003) / O Mundo Sombrio de Sabrina (2018 – 2020)

Uma mesma personagem, uma mesma histórica, dois conceitos diferentes. Nós conhecemos a trama de Sabrina, uma adolescente que é meio bruxa e meio humana, que vive com suas tias e seu gato, lá em 1996, na sitcom Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. Recheada de comédia e mostrando as trapalhadas da jovem, que vive os dramas da adolescência ao mesmo tempo que enfrenta todo tipo de situação por causa de seus poderes mágicos, a série conquistou o público, que amava o tom leve e as confusões mostradas no programa. Não atoa, a produção ficou no ar por sete anos, sempre mantendo sua audiência e eternizando a personagem dentro da cultura pop.

Quinze anos depois, a Netflix resolveu resgatar a personagem, mas desta vez focando no ar mais sombrio, como é visto nas revistas em quadrinhos que originaram a bruxinha. Foi assim que surgiu a versão de Sabrina vista em O Mundo Sombrio de Sabrina. Com uma cartela de cores mais escuras, buscando o terror, o sobrenatural e um ar mais verdadeiro e sombrio da magia, a série logo conquistou os fãs, que adoraram ver este novo conceito de uma personagem já tão conhecida. Tendo quatro temporadas, o público se revoltou quando a série foi cancelada, mostrando que em pouco tempo a personagem fofa e querida, mas ao mesmo tempo forte e determinada já havia conquistado seu espaço.

4 – Úrsula (A Pequena Seria, 1989)

Os contos de fadas da Disney sempre nos apresentaram muitas bruxas e feiticeiras, que em geral eram as vilãs das histórias, sempre atrapalhando a princesa da trama. Poderíamos citar várias delas, mas nenhuma é tão cruel e única com a Úrsula do filme A Pequena Sereia. A bruxa do mar se aproveitou de toda a inocência e sonhos de Ariel, para enganar a garota, roubar sua voz, sua vida, tentar conquistar o Príncipe e ainda se tornar a Rainha do Oceano. Úrsula é malvada, em todo o sentido da palavra, e sua figura parte humana, parte polvo já nos dá muito medo. Eu não gostaria de cruzar com ela por aí.

5 – Sarah, Winifrid e Mary Sanderson (Abracadabra, 1993)

Vamos com outro clã de bruxas? Desta vez temos um grupo de irmãs centenárias, que não são adolescentes, mas perseguem crianças. Sarah, Winifrid e Mary Sanderson estão no hall das bruxas mais amadas, lembradas e queridas. O filme que protagonizaram é de 1993, mas até hoje é uma das maiores referências do Halloween mundial. Inclusive nós abrimos nosso especial deste ano com uma matéria falando a importância que o longa teve e tem para a popularização do Dia das Bruxas no Brasil, não deixe de conferir. Elas são atrapalhadas, engraçadas e ótimas cantoras, pena que seus objetivos sejam tão controvérsios, para dizer o mínimo.

6 – Samantha (A Feiticeira, 1964 – 1972)

Voltando um pouco mais no tempo e indo para a década de 60, temos agora uma das primeiras bruxas a aparecer em série e se tornar realmente famosa. Samantha Stephens foi a protagonista de A Feiticeira, um sitcom que conquistou o público e virou referência para outras produções (alô Marvel). Na trama ela é uma bruxas casada com um humano normal, que tenta esconder sua verdadeira identidade para levar uma vida comum. Nem precisamos que isso gera as situações mais inusitadas e todo tipo de confusão.

7 – Bellatrix (franquia Harry Potter)

Começamos esta lista falando de Hermione e vamos agora com outra bruxa do universo de Harry Potter. Contudo, diferente da primeira que é amada e querida por todos, Bellatrix é uma das mais odiadas de toda franquia. A bruxa está totalmente do lado escuro da força, faz parte dos Comensais da Morte, sendo fiel à Voldemort. Ela usa a magia da pior forma possível, causa muito sofrimento aos personagens e ainda tem uma risada irritante e marcante. Ela é aquele tipo de personagem que só está ali para nos fazer passar raiva.

8 – Minerva (franquia Harry Potter)

Para fechar a nossa seleção direto do mundo bruxo, temos que falar de Minerva, uma das professoras da Escola de Bruxaria. De cara ela nos parece alguém frio, que presa pela ordem e pelas regras. Porém, apesar de tudo isso ser verdade, Minerva também ama seus alunos e sua escola, estando sempre de prontidão para defender à todos. Ela é justa em tudo o que faz, acabando por se tornar uma referência de todos à sua volta. Quem conhece a franquia tem nela uma personagem querida, que não poderia ficar de fora da nossa lista.

9 – Feiticeira Escarlate (Universo Marvel)

Se tem uma bruxa que entrou de vez para a cultura pop nos últimos anos, está foi Feiticeira Escarlate. Sim, ela já era conhecida dos quadrinhos e desenhos, mas não era uma personagem tão grande. Contudo, isso tudo mudou quando ela passou a integrar o MCU. A personagem caiu nas graças do público, teve um dos momentos mais incríveis em Vingadores: Ultimato, ganhou uma série de sucesso própria e está com seus poderes em franca expansão. Wanda acabou de assumir sua personalidade como Feiticeira, ainda esta compreendendo o tamanho de sua força e com certeza tem muito ainda a nos apresentar.

10 – Grande Bruxa (Convenção das Bruxas, 1990)

Para encerrar, temos uma das bruxas mais icônicas da cultura pop, que levou à cabo a imagem que toda criança tem destas criaturas: nariz grande, verrugas, pele enrugada, orelhas salientes, enfim, tudo aquilo que imaginamos quando pensamos na figura de uma bruxa. Com isso, a Grande Bruxa do filme Convenção das Bruxas se tornou uma figura inesquecível dos cinemas, assustou muitas crianças na década de 90 e mesmo hoje em dia segue sendo referências. O filme ganhou um remake em 2020 com Anne Hathaway no papel, mas como outro filme desta lista, este também não conseguiu fazer o sucesso do original.

Bônus 1: Morgana (Castelo Rá-Tim-Bum 1994 – 1997)

Sim, é claro que teríamos bônus nesta lista, afinal bruxas são figuras presentes na cultura pop como um todo. As mencionadas anteriormente são personagens que todos conhecem, daquelas que você já deve ter ouvido falar uma vez na vida. Porém, aqui no Brasil temos outras duas que também estão muito difundidas na nossa cultura. A primeira é Morgana do programa Castelo Rá-Tim-Bum. Apesar de ter ido ao ar na década de 90, este programa fez a alegria da garotada e é sucesso até hoje no canal do Youtube da TV Cultura. Morgana é uma das personagens principais, tia de Nino, sendo uma bruxa poderosa e amorosa. Com ela aprendemos muito da história mundial e vimos como a feitiçaria pode ser usada para o bem.

Bônus 2: Dona Clotilde – A Bruxa do 71 (Chaves 1973 – 1980)

E para encerrar oficialmente, não poderíamos deixar de fora Dona Clotilde, também conhecida como A Bruxa do 71 do seriado Chaves. Nós sabemos que a personagem não é uma bruxa de verdade, sendo que tudo não passa da imaginação das crianças da vila. Porém, crescemos assistindo Chaves e vendo ela como uma bruxa real, reconhecendo a personagem como uma figura que causava desconfiança e nos deixava com a pulga atrás da orelha. Desta forma não tem jeito, ela está na nossa lista.

Nossa lista termina assim. Temos muitas personagens incríveis listadas, mas é claro que várias bruxas acabaram ficando de fora. Por isso, aproveite a ocasião e deixe nos comentários qual faltou e também qual é a sua favorita entre todas.

Aproveite e nos responda: você está curtindo nosso Especial de Halloween? Tem alguma dica? Vamos adorar ssaber.

Continue ligado no site, porque ainda tem muito mais por vir!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!