sáb. abr 27th, 2024

No Dica de Filme de hoje trazemos para vocês o longa O Jogo da Imitação, que aborda a Segunda Guerra Mundial de uma forma diferenciada, mostrando um grande esforço para tentar combater os alemães.

Com um grande elenco, uma trama envolvente e com um feito que poucas pessoas conhecem, nossa dica vai te mostrar como as coisas poderiam ter sido diferentes do que conhecemos.

Vem conferir porque vale a pena!

Sinopse e informações

Lançado em 2015 e baseado em fatos reais, o filme mostra que durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem como objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem em Joan Clarke(Keira Knighttley) sua grande incentivadora.

A produção tem direção de Morten Tyldem, roteiro de Graham Moore e contou a participação de Andrew Hodges, autor responsável pela obra que serviu de base para o filme. O filme foi indicado para vários prêmios e levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

O elenco ainda conta com os nomes de Matthew Goode, Mark Strong, Rory Kinnear, Charles Dances, Allen Leech, entre outros.

Os desafios da Segunda Guerra Mundial

Como dissemos, o filme vai mostrar a luta de grupo em busca de algo que consiga barrar o avanço das tropas nazista dentro do continente europeu.

É interessante para percebermos como várias frentes estavam em busca de combater os alemães, afinal já vimos vários filmes e livros que são baseados em fatos reais e que mostram os inúmeros acontecimentos e tentativas de acabar com a guerra.

Neste filme em específico, vemos a tecnologia entrando como ferramenta fundamental. Parece loucura, para os dias de hoje, criar uma máquina que levasse 18 horas para codificar uma informação, mas para época isso era um grande avanço e uma grande revolução.

Uma questão muito mais profunda

Nós não queremos entrar em detalhes, pois este é um filme com muitas camadas e questões que devem ser descobertas conforme você assiste, mas devemos dizer que a trama trabalhada vai muito além do que apenas a questão do enfrentamento na guerra.

Você deve prestar atenção em pequenos detalhes e na forma como as coisas vão caminhando, pois terá acesso a algo muito maior, profundo e que fala diretamente com a crueldade da sociedade.

No final do filme somos surpreendidos com uma informação adicional, que nos é revelada de uma forma que não esperávamos e que faz nosso coração ficar triste e duvidar dos acontecimentos históricos da forma como foram retratados.

Enfim, não vamos entrar em detalhes, apenas vamos disser que este filme é primoroso, é uma aula de como devemos ser persistentes e nos faz pensar na forma como tratamos as pessoas a nossa volta. Muitas vezes desmerecemos alguém por algum motivo e isso nos leva a invalidar tudo o que esta pessoa fez, por mais que ela tenha sido importante na nossa vida.

Se você nunca assistiu corre e vai dar uma chance porque você não vai se arrepender. O nosso Doutor Estranho dá um show de interpretação e mostra todo seu talento no filme.

Curtiu? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e não esquece de nos marcar.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!