sex. maio 10th, 2024

Destaques chegam no cinema e do streaming

Nesta quinta-feira de feriado, Dia das Crianças, o nosso Destaque da Semana chega em dose dupla e em clima de terror, para agradar o público que curte o gênero e até quem não gosta tanto assim.

Estreia nos cinemas O Exorcista: O Devoto, filme que abre a nova trilogia dentro do universo de O Exorcista, clássico do cinema lançado na década de 70. A produção promete iniciar um novo caminho aterrorizante e conquistar uma nova geração de fãs. Mas será que vai conseguir?

Já na Netflix temos o lançamento da série A Queda da Casa de Usher, nova produção de Mike Flanagan, nome por trás de grandes sucessos dentro da plataforma como A Maldição da Mansão Hill, A Maldição da Mansão Bly, Missa da Meia-Noite, entre outros.

Então vem conferir tudo com a gente!

O Exorcista: O Devoto
Sinopse e detalhes

O Exorcista: O Devoto é a sequência do clássico de 1973, sobre uma menina de 12 anos que é possuída por uma misteriosa entidade demoníaca, forçando sua mãe a buscar a ajuda de dois padres para salvá-la. Nesta versão de 2023, desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (Leslie Odom Jr.) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett) sozinho.

Mas quando Angela e sua amiga Katherine (Olivia O’Neill) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas, isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil (Ellen Burstyn).

O elenco ainda conta com os nomes de Ann Dowd, Jennifer Nettles, Norbert Leo Butz, E.J. Bonilla, Raphael Sbarge, Linda Boston, entre outros.

A direção é David Gordon Green, que também assina o roteiro ao lado de Scott Teems, Peter Sattler e Danny McBride. Lembrando que a história tem personagens e ponto de partida da obra escrita por William Peter Blatty. A duração é de 1 hora e 52 minutos.

Era melhor ter deixado quieto?

Como dissemos lá na introdução, a grande dúvida gerada pelo filme é se ele iria conseguir ser um bom retorno ao universo conhecido de O Exorcista e, mesmo que não conseguisse alcançar o sucesso da obra original, algo extremamente difícil, pois estamos falando de um clássico do cinema, vencedor do Oscar e que mudou a história da indústria, pelo menos entregasse uma boa história. Mas parece que a resposta não é bem positiva.

Apesar do filme estar estreando hoje nos cinemas brasileiros, ele foi lançado na semana passada, mais precisamente no dia 6 de outubro, nos Estados Unidos e mesmo com uma bilheteria razoável, as críticas ao longa não poderiam estar piores.

Tanto da parte dos críticos e imprensa especializada, quanto do público, as avaliações estão sendo bem ruins, com comentários afirmando que o filme não tem nada de positivo, que ele não faz jus ao original, que é produção a ser esquecida e que nem deveria ter sido feito. Com isso, rumores de que a Universal estaria repensando o lançamento do segundo filme acabaram surgindo.

O que mais chama a atenção dentro das principais avaliações, é que a maioria parece concordar que o roteiro não foi bem desenvolvido, com uma trama que tenta fazer algo diferente e que ao mesmo tempo resgate o terror do original, mas não consegue nem uma coisa nem outra. E o outro ponto seria a direção, que parece perdida. De qualquer forma, somente assistindo para descobrirmos se realmente isso tudo é real.

A Queda da Casa de Usher
Sinopse e detalhes

Assim como em suas produções anteriores, Mike Flanagan mais uma vez escolheu visitar as obras escritas por um grande nome da literatura de horror para conceber sua série. E desta vez ele escolheu ninguém mais, ninguém menos, do que o grande nome do gênero, criador de obras assustadoras, inspiração para autores como Stephen King e pai do terror na literatura, Edgar Allan Poe.

A Queda da Casa de Usher acompanha a história dos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), os herdeiros da dinastia Usher. Conhecidos por transformar a Farmacêutica Fortunato em um império de privilégios, luxo e poder, os irmãos agora se encontram isolados e extremamente doentes. Em uma casa que um dia já habitou o sucesso, agora apenas resta um ar de podridão e abandono. Presos nas mãos de uma misteriosa mulher de seu passado, a dinastia Usher terá que enfrentar os segredos que vêm à tona quando uma morte marca o início de uma grande tragédia.

No elenco também temos Carla Gugino, Mark Hamill, Kate Siegel, Willa Fitzgerald, Henry Thomas, Annabeth Gish, Zach Gilford, Michael Trucco, T’Nia Miller, Rahul Kohli, Samantha Sloyan, Ruth Cood, entre outros.

A criação é de Flanagan e também dos roteiristas Dani Parker e Emmy Grinwis. Flanagan também comanda a direção ao lado de Michael Fimognari. A temporada conta com oito episódios.

Succesion versão terror?

Ao ler a sinopse da série, fica quase impossível não pensa na série Succesion, série de sucesso da HBO e venedora de grandes prêmios. Pois saiba que se você achou parecido, não está sozinho. Muitos estão afirmando que a nova série da Netflix seria a versão de terror de Succession. Mas fique tranquilo, pois, apesar de ter certa familiaridade no contexto da trama, temos uma nova história sendo contada.

Com a mistura de várias obras de Poe, a produção consegue evocar tudo o de melhor que as obras do escritor tem, trazendo o horror psicológico, o terror do sobrenatural e o frio na espinha que quem conhece as histórias está bem familiarizado e ficará satisfeito com o que irá assistir. É uma grande homenagem a tudo o que Por representa.

Além disso, temos o estilo único de Flanagan de montar uma trama, algo que já ficou conhecido do diretor, com momentos de tirar o fôlego, sustos inesperados, personagens extremamente bem desenvolvidos, sequências de deixar você preso na ponta do sofá e reviravoltas que te deixam de queixo caído. Sucesso basicamente garantido.

Então é isso: O Exorcista: O Devoto está em exibição nos cinemas e A Queda da Casa de Usher já pode ser conferida na Netflix.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!