seg. maio 20th, 2024

Produções são completamente diferentes e vão agradar vários públicos

E chegamos na última quinta-feira de janeiro. Sim Legião, ontem mesmo estávamos nos despedindo de 2021 e dizendo olá para 2002, e agora estamos vendo o primeiro mês do ano terminando. Dá para acreditar?

Bom, mas o tempo passando rápido faz parte e já até virou rotina. De qualquer forma, por aqui quinta-feira é dia Destaque da Semana e desta vez em dose dupla, com duas estreias nos cinemas.

Temos a mais nova produção de Guillermo del Toro, o suspense O Beco do Pesadelo, que une a forma narrativa única de Guillermo com um elenco estelar.

Porém, para quem curte mais dramas familiares e histórias biográficas, inspiradas em momentos reais, temos o aclamado Spencer, um dos destaques do último festival de Cannes, que tem circulado nas principais premiações e que pode dar a Kristen Stewart sua primeira indicação ao Oscar.

Bora escolher o que curtir no final de semana?!

O Beco do Pesadelo
Sinopse e detalhes

O carismático, mas sem sorte, vigarista Stanton Carlisle (Bradley Cooper) entra para um “circo dos horrores” após perder tudo. Lá ele encontra a vidente Zeena (Toni Collette) e seu marido Pete (David Strathairn), que fazem um show de leitura fria e um engenhoso sistema de linguagem codificada para fazer parecer que ela tem poderes mentais extraordinários. Mas logo Pete começa a ensinar a Stan sobre os truques, fazendo com que Stan tenha uma ideia para um “passaporte” para a riqueza, tirando dinheiro da elite nova yorkina dos anos 1940.

Anos depois, após sair do circo e se juntar com Molly (Rooney Mara), uma das intérpretes do show, Stan é conhecido como “O Grande Stanton”, pondo em prática o que tinha imaginado anos antes. Mas durante uma de suas performances, ele acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato com a psicóloga Lilith Ritter (Cate Blanchet), que tentar expor suas habilidades fraudulentas. Não conseguindo, Stan se envolve com um rico da época que quer contratá-lo para falar com o falecido filho e ganhar muito dinheiro, mas a psicóloga não vai deixar isso passar tão rapidamente.

Fora os nomes já mencionados, o longa ainda conta com outro grandes nomes como Willem Dafoe, Richard Jenkins, Ron Perlman, Mark Povinelli e Mary Steenburgen.

A direção e roteiro são de Guillermo del Toro, que contou com a colaboração de Kim Morgan para desenvolver a trama. O longa é um remake do clássico filme noir de 1947 O Beco das Almas Perdidas e tem duração de 2 horas e 31 minutos.

Moral e psicologia

Quando se fala em Guillermo de Toro, logo se imagina uma produção recheada de fantasia, com criaturas bizarras e um tom sombrio, misturando a realidade com coisas que permeiam nosso imaginário. Porém, este novo lançamento foge um pouco desta fórmula mágica do diretor e roteirista.

Apesar de mostrar o conceito de “circo dos horrores”, algo que fez muito sucesso nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 40, o filme aposta em questões morais da sociedade e da psicológica humana para contar sua história.

Se tratando de um suspense e thriller, a produção tem um ar sombrio, mostrando como o ser humano é capaz das piores atitudes em prol de seu benefício. Apesar de não mostrar criaturas fantásticas e estranhas, o filme mostra a bizarrice humana e o pior lado de uma pessoa.

As críticas ao filme tem sido bastante positivas e muitos apostam que ele pode aparecer em indicações do Oscar, mesmo que em categorias mais técnicas como Melhor Figurino. Outros apontam que o roteiro pode receber indicação.

Spencer
Sinopse e detalhes

Spencer é um longa cujo título faz referência ao sobrenome de solteira de Diana, a famosa princesa da Inglaterra. Se passando nos anos 1990, Diana (Kristen Stewart) passa o feriado do Natal com a família real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas que Diana já sabe do script da realeza, esse final de ano vai ser diferente. Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles (Jack Farthing) já não está dando mais certo e nunca dará, já que o príncipe ama outra mulher. Mesmo com os dois filhos, ela decide o deixar.

Após o pedido de separação, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena (Amy Manson), também deixada de lado pelo marido. Spencer é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e noites de paparazzi rodeando a vida da princesa, antecedendo o Natal e também o que se sucedeu após o seu pedido de divórcio.

Com destaque para a interpretação de Stewart, o longa conta com um elenco primoroso, que dá vida à cada personagem e mostra como cada um contribuiu de alguma forma para a decisão tomada por Diana.

A direção é de Pablo Larraín e o roteiro foi escrito por Steven Knight, que tomou especulações e relatos reais para criar uma trama ficcional e intimista de uma das figuras mais populares de toda a realeza britânica, que se sendo motivo de admiração e curiosidade até os dias atuais. Tem duração de 1 hora e 57 minutos.

Foco em Diana

São inúmeras as produções que mostram a família real britânica e mais ainda aquelas que exploram a figura de Diana, afinal a princesa ficou conhecida por sua popularidade e ações humanitárias, como também por sua morte trágica após um processo turbulento de divórcio.

Contudo, pela primeira vez um filme trás um recorte de apenas um momento da vida da personalidade, focando em mostrar seu estado psicológico e como ela se sentia sozinha diante de todos. Além disso mostra todos os conflitos internos que ela enfrentava e como tentava se manter firme diante de suas obrigações, ao mesmo tempo que via sua vida desmoronar.

A produção chamou a atenção de todos por sua forma intimista da narrativa e a crítica aponta que este é um dos melhores filmes produzidos com base no que se conhece da história de Diana. Apesar disso, o longa se viu envolto em polêmicas, pois Harry, um dos filhos da princesa, se pronunciou dizendo que não assistiria à produção e que não aceitava a forma como o longa retratou sua mãe e os acontecimentos mostrados.

Contudo, nada disso tirou o brilhantismo da obra, que circula entre as mais comentadas nas premiações, sendo que muitos críticos realmente afirmam que Kristen Stewart merece o Oscar por sua interpretação visceral, única e delicada.

Tanto O Beco do Pesadelo como Spencer já estão disponíveis nos cinemas e você pode conferir hoje mesmo. Qual dos dois mais te agradou e você vai assistir com toda certeza? Diz aí!

Voltamos com Destaque da Semana na próxima quinta-feira.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!