ter. maio 14th, 2024

Filme adapta um dos RPG’s mais famosos do mundo

Chegamos em mais uma quinta-feira e por aqui você já sabe, é hora de Destaque da Semana, que hoje vem diretamente dos cinemas, trazendo um dos filmes que mais tem gerado curiosidade do público: Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes.

O longa conta com um elenco recheado de nomes conhecidos e trata-se da adaptação de um dos jogos de RPG mais famoso do mundo, que ficou ainda mais conhecido quando a série Stranger Things foi lançada, pois é justamente o jogo que os personagens principais jogam e que usam para nomear os vilões que surgem do Mundo Invertido.

A produção tem gerado muito burburinho desde que foi anunciada, pois todos ficaram curiosos para saber como a trama seria encaminhada e trazida para a “realidade”.

Então vem conferir com a gente os detalhes para se preparar para assistir!

Sinopse e detalhes

Um charmoso ladrão e um grupo de aventureiros mergulham em uma épica jornada para recuperar uma relíquia perdida – mas as coisas se tornam perigosamente obscuras quando eles cruzam caminho com as pessoas erradas. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes traz o rico mundo e o espírito vívido do lendário jogo de RPG para as telonas, em uma aventura hilária e recheada de ação.

O elenco conta com os nomes de Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page, Justice Smith, Hugh Grant, Sophia Lillis, Chloe Coleman, Daisy Head, entre outros.

A direção e o roteiro são da dupla Jonathan Goldstein (XII) e John Francis Daley. A duração é de 2 horas e 14 minutos, sendo creditado como filme de fantasia e aventura.

Um mundo de fantasia e franquia que flopou

Um dos pontos mais interessantes do jogo e que agora chega para o cinema, é justamente a construção de mundo, afinal temos todos os tão conhecidos personagens deste gênero.

Dragões, elfos, orcs, bruxas, anões, enfim, todos aqueles que fazem parte de filmes, séries e livros de fantasia tem seu espaço dentro de Dungeons & Dragons, sendo que o jogo criado na década de 70 foi um dos responsáveis pela popularização da fantasia épica em todo o mundo.

Contudo, se engana quem acha que basta a popularidade de uma trama para que o sucesso seja garantido. Surfando na onda da estreia de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, primeira adaptação do livro de Tolkien, lançado em 2001, também foi lançado Dungeons & Dragons: A Aventura Começa, primeira adaptação do jogo.

Porém, o filme não foi bem aceito pelo público, que começou a fazer comparações com o épico de Senhor dos Anéis, afirmando que se tratava de uma produção bem construída e que respeitava a história por trás do livro, diferentemente da adaptação do RPG, que não conseguiu transformar aquele mundo em algo grandioso nos cinemas.

Mesmo assim, outros dois filmes continuação do lançamento de 2001 foram lançados, o segundo em 2005 e o terceiro em 2012, mas ambos direto para home video, sendo que a tentativa de transformar o jogo em uma franquia de sucesso acabou flopando.

Vale disser que o filme agora de 2023 não tem ligação nenhuma com os filmes lançados anteriormente, sendo que ele vem sendo apontado como uma nova adaptação, com potencial sim de se tornar uma nova franquia, a depender, claro, do sucesso do atual filme.

E as críticas?

E já que falamos de sucesso, podemos dizer que isso é basicamente uma realidade, pois, apesar de estar chegando nos cinemas nacionais hoje, dia 13 de abril, o longa já estreou nos Estados Unidos em 31 de março e o resultado não poderia ter sido melhor.

Começando pela bilheteria, afinal a produção conseguiu uma ótima arredação, tirando John Wick 4 do topo e levando diversos expectadores para as salas de cinema.

Falando de críticas, este é outro ponto que o longa conseguiu mostrar que veio para ficar. No Rotten Tomatoes o filme tem uma nota de 90% de aprovação dos críticos, com 271 reviews postadas, sendo que já recebeu o selo Tomate Fresco, título dado a produções com ótimas avaliações. Por parte do público a nota é ainda maior, 93% de aprovação da audiência, com mais de 2.500 mil opiniões postadas.

Os principais pontos destacados e apontados como positivos são o elenco, que se mostra bem entrosado, a direção que manteve o foco na narrativa sem se perder em cenas desnecessárias, o humor equilibrado com as cenas de ação, que não extrapolam os limites a ponto de transformar o longa em chacota.

Separamos algumas avaliações, confira:

“O humor faz um retorno bem-vindo ao gênero de fantasia.” – Nicholas Barber para BBC.com

“Chris Pine, Michelle Rodriguez e elenco têm uma química fantástica em um filme de fantasia que equilibra habilmente ação de alto risco, drama caloroso e comédia inteligente.” – Richard Roeper para Chicago Sun-Times

“Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes é o trabalho de cineastas que entendem, que a melhor maneira de levar coisas como essa a sério, é não levar nada a sério e se divertir com isso. Outros filmes poderiam aprender com o exemplo.” – Bilge Ebiri para New York Magazine/Vulture

“Como um jogo, Dungeons & Dragons tem tudo a ver com equilíbrio. Uma equipe forte de jogadores saberá como levar em conta os pontos fortes e fracos individuai. Honra Entre Rebeldes, por sua vez, encontrou um elenco capaz do humor, sinceridade e ação necessários.” – Clarisse Loughrey para Independent (UK)

Como podemos observar, o filme nos apresenta uma aventura fantástica recheada de ação e momentos de batalhas, com personagens bem trabalhados e desenvolvidos, mas que também carrega um humor, deixando a produção leve e divertida, daquelas que faz o tempo passar rápido.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes é um filme que todos podem assistir, que apresenta uma história bem construída, um universo fantástico e que tem tudo para se torna sim uma franquia. O filme já está em exibição nos cinemas.

Curtiu? Então compartilhe este post com aquele seu amigo que também vai precisar assistir.

Destaque da Semana volta na próxima quinta-feira.

Até lá!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!