sáb. maio 18th, 2024

Hoje chega aos cinemas a continuação de um dos maiores clássicos do terror, adaptação de mais uma obra do mestre Stephen King. Nosso Destaque da Semana é Doutor Sono.

Vem conferir!

Sinopse e detalhes

O longa é mais um livro adaptado de King, que traz a continuação do aclamado O Iluminado, romance lançado em 1977 e que ganhou as telonas em 1980, se tornando um dos maiores sucessos da época e se consagrando como clássico do terror e de referências dentro da cultura pop. Um detalhe: Stephen King não gostou da adaptação de seu livro e fez questão de deixar isso claro, mesmo com todo o sucesso em volta do filme.

Pois bem, Doutor Sono, obra literária lançada em 2013, chega aos cinemas e acompanha Danny Torrance (Ewan McGregor). Na infância, Danny sobreviveu a uma tentativa de homicídio por parte de seu pai, um escritor perturbado por espíritos malignos do Hotel Overlook, eventos mostrados em O Iluminado. Torrance cresceu e agora é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, ele se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospital local. Mas a paz de Danny está com os dias contados a parti de quando cria um vínculo telepático com Abra (Kyliegh Curran), uma menina com poderes tão fortes quanto aqueles que bloqueia dentro de si.

O longa conta com direção de Mike Flanagan, especialista em terror, responsável pela aclamada série A Maldição da Residência Hill da Netflix e por filmes do gênero, incluindo outra adaptação de King, o longa Jogo Perigoso, também da plataforma de streaming.

Além de McGregor e Curran, completam o elenco principal Rebecca Ferguson como Rose the Hat, personagem fundamental para trama, e Cliff Curtis como Billy Freeman.

Aprovação de King?

Uma das maiores dúvidas por trás do filme e que era motivo de apreensão por parte da produção do longa, era justamente a opinião de Stephen King, afinal, como já dissemos, ele não aprovou a adaptação de O Iluminado e já disse que odiou o resultado final. E será que ele pensa o mesmo de Doutor Sono?

Ao que tudo indica, não. Isso porque, durante uma entrevista à Enterainment Weekly, o escritor revelou que leu o roteiro do filme e aprovou o resultado.

“Eu li o roteiro com muito, muito cuidado. Porque, obviamente, eu queria fazer um bom trabalho com a sequência, porque as pessoas conheciam o livro e eu não queria estragar as coisas. Eu gostei de todos os filmes de Mike Flanagan, e trabalhei com ele antes em Jogo Perigoso. Então, eu li o roteiro com muito cuidado e disse a mim mesmo que tudo o que eu não havia gostado da versão de Kubrick de O Iluminado teve uma redenção aqui”, disse King.

Stephen King e Mark Flanagan já trabalharam juntos no filme Jogo Perigoso, outra obra adaptada do escritor / Imagem: Divulgação

Além disso, Flanagan revelou que quando terminou a edição de Doutor Sono, pegou uma cópia do filme e foi ao encontro de King. Os dois assistiram ao longa juntos. O diretor afirmou que estava tão nervoso com o que o escritor estaria pensando, que teve que se segurar para não vomitar.

Porém, ao final da sessão de cinema improvisada, King teria se inclinado, colocado a mão de ombro do diretor e afirmado: “Você fez um trabalho bonito”.

“(…) E eu morri. No resto do dia, falamos muito sobre Kubrick, falamos sobre as outras adaptações, (…) E ele disse meio que ‘Ter visto esse filme aqueceu os meus sentimentos a respeito do filme de Kubrick’. Foi aí que eu surtei. O objetivo desde o início era colocar as duas produções de forma unificada, reparar o gargalo entre O Iluminado de Kubrick e O Iluminado de King. Se houvesse uma maneira de fazer isso, mesmo que um pouco, era o que eu queria como fã.”, afirmou Flanagan, que não esconde ser um grande fã de Stephen King.

Sem dúvidas receber a aprovação de um dos maiores escritores de terror de todos os tempos, para uma adaptação de sua obra é um grande marco para qualquer diretor de cinema.

E a crítica?

Como já costumamos fazer nestes posts, fomos em busca das críticas especializadas do filme, para sabermos o que esperar. Afinal, estas críticas são o primeiro termômetro que se pode ter de uma produção.

E Doutor Sono já tem muito o que comemorar. O filme já está com aprovação de 74% no Rotten Tomatoes, uma nota alta de início, principalmente porque o filme chega aos cinemas hoje, ou seja, ainda não foram computadorizadas as notas e avaliações do público. Sendo assim, podemos esperar que este número suba já neste final de semana.

Ewan McGregor dá vida ao personagem Danny Torrance, personagem conhecido de O Iluminado, mas agora adulto / Imagem: Divulgação

Confira algumas críticas que separamos:

“Embora Doutor Sono seja falho em alguns aspectos, é sem dúvida o melhor de um grupo surpreendentemente forte de filmes que comprovam a popularidade de King, quando ele entra em sua sexta década como escritor profissional”, James Berardinelli para ReelViews

“Doutor Sono é uma conquista monumental de tensão, suspense, perdão e sacríficio, que não vou esquecer tão cedo”, Sara Michelle Fetters para Seattle Times

“Flanagan consegue entregar uma sequência sólida e divertida da história de O Iluminado, prestando homenagem ao material de King e à visão de Kubrick”, Fico Cangiano para CineXpress

Enfim, todo mundo estava ansioso para a estreia do filme, afinal, ele é mais uma adaptação de King, uma nova produção de um diretor que tem ganhado cada vez mais espaço e, o principal, a continuação de uma história clássica. Espamos que ele entregue o que nós esparamos, não é mesmo?!

Doutor Sono já está nos cinemas e você já pode conferir. Ah, depois que conferir o filme, não esquece de passar aqui e nos contar o que achou. Vamos adorar saber sua opinião.

Semana que vem voltamos com mais Destaque da Semana.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!