qua. maio 15th, 2024

Diretor Martin Scorsese criou polêmica nas redes sociais, ao afirmar que “Marvel não faz cinema”

Na última sexta-feira, 04 de outubro, os fãs da Marvel se sentiram atacados pelo diretor Martin Scorsese, devido a sua fala de que o estúdio “não faz cinema de verdade”. Eita!

Claro que isso gerou polêmica, discussão e retaliação de todos os lados, desde quem concorda com o diretor e quem discorda. Nossa opinião? Bom, isso você saberá em outro post, onde falaremos mais profundamente desta questão do que é ser cinema de verdade.

Por enquanto, decidimos separar alguns momentos dos filmes da Marvel que acreditamos serem inesquecíveis e extremamente importantes. Aliás, tem um filme que só pela sua criação já é algo importantíssimo. Será que você sabe qual é? Será que já adivinhou nossa opinião sobre esta polêmica?

Vem conferir cinco os momentos marcantes dos filmes da Marvel.

1 – Briga entre Capitão América e Homem de Ferro (Capitão América: Guerra Civil, 2016)
Uma das lutas mais inesquecíveis e tristes dos filmes / Imagem: Divulgação

Começamos por um dos momentos mais tensos de todos os filmes da Marvel, quando nossos dois queridos heróis acabam brigando. O filme Capitão América: Guerra Civil como um todo é um dos mais dramáticos e pesados do estúdio. Desde o início temos questões como moral, lado certo ou errado, atitude a ser tomada sendo discutidos. Porém, quando vemos Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) brigarem de verdade, tudo desmorona. E a questão da briga é muito mais profunda, afinal Tony descobre que foi o amigo do Capitão que matou seus pais. De um lado temos um Tony machucado, querendo vingança, do outro temos Steve Rogers que quer salvar seu amigo que ele achava que estava morto, que quer dar uma segunda chance para ele. É muito duro assistir os dois personagens mais importantes dentro do grupo dos vingadores brigando e se separando. Como esquecer das falas: “Ele é meu amigo!”, “Eu também era!”. Inesquecível!

2 – Filme Pantera Negra (2018)
Representatividade no cinema / Imagem: Divulgação

Este é o filme que falamos lá em cima que merecia um lugar especial pela sua importância social. O longa como um todo é fantástico, tem cenas incríveis, uma fotográfica impecável, mas sua real importância está na inclusão. É um filme com atores negros, cultura africana, que celebra as raízes negras no mais íntimo, que foi pensado desde a trilha sonora até o idioma para representar uma raça. Este filme é tão importante porque inclui tantas pessoas no grande universo da Marvel. Ele é importante para aquele fã que se sentia excluído e ainda mais importante para aquela criança que ama heróis, se sentir representada por ter um filme todo com heróis e vilões negros. É um filme sem precedentes e merece ser aplaudido de pé por tudo o que ele representa. Se isso não é ser cinema, eu não sei o que é. Wakanda Forever!

3 – Final de Guerra Infinita (Vingadores: Guerra Infinita, 2018)
Um dos maiores eventos do cinema em 2018 / Imagem: Divulgação

Estava todo mundo se preparando para as mortes, todo mundo sabia que elas viriam, todo mundo tentou se controlar, mas quem conseguiu? Ver todos aqueles personagens morrendo foi um dos momentos mais marcantes e sofridos dentro deste universo. A morte do Visão doeu na nossa alma e depois todos virando cinzas, tudo acabando. O silêncio das salas de cinema mostra como isso foi algo memorável. A gente saiu do cinema se perguntando “e agora? O que vai ser? Ferrou!” e por mais que soubéssemos que seria revertido, os rostos vermelhos e olhos inchados de choro são a prova de que o sentimento de perda foi real. Cinema é isso, sentir de verdade.

4 – O começo de Ultimato (Vingadores: Ultimato, 2019)
O luto foi uma das grandes questões em Ultimato / Imagem: Divulgação

Se o final de Guerra Infinita deixou a gente chorando e com um nó na garganta, o começo de Ultimato é o reflexo perfeito disto. O cenário de destruição por todos os lados, as pessoas se sentindo perdidas, o abandono das cidades e o sentimento de luto coletivo deixam a gente sem ar no começo do filme. Aliás, ver como o luto afeta cada um é um dos pontos fortes do longa. Desde aquela pessoa que perdeu seu companheiro na mesa de jantar até nossa Viúva Negra chorando por seus companheiros cinco anos depois, mostra que o sentimento de perda, a dor da morte é uma das piores coisas que o ser humano pode enfrentar, seja herói ou não. A gente sabe que a morte é inevitável (Thanos, é você?), mas aceita-la ainda é uma das tarefas mais difíceis, quase impossível das nossas vidas.

5 – A morte de Tony (Vingadores: Ultimato, 2019)
Um dos momentos mais tristes de todos os filmes / Imagem: Divulgação

Sim, este momento não poderia ficar de fora. Já que falamos da dor do luto, de como não sabemos lidar bem com a morte, ver Tony morrendo e sabendo que ele não vai mais voltar foi de partir o coração. Difícil alguém que não se emocionou com esta cena, ainda mais por sabermos tudo o que o personagem representa para o universo cinematográfico da Marvel. Foi ele que deu início a tudo, quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado, claro que seria ele a terminar esta fase. Outro ponto forte é que Robert Downey Jr. nunca escondeu sua gratidão pelo estúdio e pelo incrível Stan Lee, que foi quem acreditou nele quando as portas dos estúdios estavam fechadas para o ator. Downey passou por grandes problemas em sua carreira e sofreu com o uso de drogas, mas foi a Marvel que lhe devolveu a esperança em sua carreira. Isso é cinema. Devolver a esperança, acreditar na mudança, ver a realidade se transformar em ficção.

Bônus

Claro que você estava esperando e a gente não ia te decepcionar. Existem sim muitos outros momentos importantes, que mostram a força dos filmes da Marvel, mas não dá para colocarmos todos. Porém, tinha um em especial que tinha que estar aqui, de uma forma ou de outra. Nós falamos dos finais dos filmes, das conclusões, mas tudo que tem um fim necessariamente tem um começo, certo? Por isso, a cena dos vingadores originais unidos no centro do confronto em Nova York, no filme Vingadores (2012) é de arrepiar. Ela tem um corte de cena perfeito, consegue mostrar em segundos a personalidade de cada herói e sua importância dentro daquele universo. Além disso, vemos a música tema de toda esta saga de fundo na cena, o que faz nosso coração bater forte. Quando assistimos a este filme não tínhamos noção de aonde tudo isso iria chegar, mas no mais íntimo sabíamos que ali teríamos algo grande e inesquecível. Cinema né amores!

Uma das cenas que mais mostra o futuro e força da franquia nos cinemas / Imagem: Divulgação

E aí, qual momento da Marvel é importante, inesquecível e que mexeu com a história do cinema que ficou fora desta lista?

Com a sua opinião sobre toda esta polêmica do que é cinema? Deixe nos comentários e não perca, pois no final do dia traremos um post completo com a repercussão do assunto e nossa opinião sobre tudo.

Até mais!

 
One thought on “Cinco momentos que são “cinema” nos filmes da Marvel”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!