seg. maio 20th, 2024
Informações técnicas
  • Título Original: The Little Bookshop of Lonely Hearts
  • Autor(a): Annie Darling
  • Tradução: Célia Camargo Bartalotti
  • Editora: Verus
  • Ano de Publicação: 2017
  • Páginas: 308

Sinopse:

Em A pequena livraria dos corações solitários vamos conhecer a história de uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos.

Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Mas Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos, isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar.

Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes. Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”. A história é a primeira da série A Livraria dos Corações Solitários, que retrata cada um dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam.

Opinião
Imagem: Editora Verus

Eu não sei você, mas eu sempre fui uma amante dos filmes de comédia romântica. Como boa nascida na década de 90, cresci assistindo os famosos filmes de romance da Sessão da Tarde ou indo nas locadoras para conferir aquelas tramas levinhas, água com açúcar, porém perfeitas para aquecer nossos corações. E é justamente isso que temos no primeiro livro desta série de Annie Darling.

A obra é o primeiro de uma quadrulogia, ou seja, o primeiro de quatro, que mostram os romances e confusões protagonizados pelos funcionários de uma pequena livraria em Londres.

Como dito na sinopse, no livro de abertura vamos conhecer Posy, uma garota tímida de vinte e pouco anos e amante dos livros de romance de época, mas que acha que não foi feita para o amor e que nunca encontrará o seu cavaleiro perfeito. Pelos menos nenhum igual aos livros que tanto lê.

Posy é a típica mocinha de comédia romântica clichê: atrapalhada, sonhadora, que pensa demais, mas fala pouco, que acha que todo mundo é mais bonito do que ela, que não enxerga suas qualidades e que acaba envolvida em uma confusão da qual nunca imaginou.

E claro, se temos uma mocinha, temos que ter um mocinho. Neste caso, temos Sebastian, que sendo bem sincera, é um protagonista um tanto quanto irritante, que implica demais com Posy e nos deixa querendo lhe dar uns bons puxões de orelha.

“Seja do que for que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.”

Não, não me entenda mal, eu adoro os casais cão e gato, aqueles casais que começam a história brigando, sempre implicando um com o outro, que não são melosos, mas que no final acabam juntos. Este é o meu tipo favorito aliás, porém, neste caso o protagonista deixa um pouco a desejar e passa dos limites da implicância.

Na trama, Posy herda a livraria onde trabalha (e mora com o irmão), mas Sebastin, o neto da falecida proprietária, pretende fechar o lugar e transformar o prédio em um moderno empreendimento. É claro que a protagonista não aceita essa ideia e, com um prazo curto, tem que transformar a livraria falida em um negócio lucrativo e é aí que tudo começa.

O mais legal deste livro, deixando de lado o casal, é justamente acompanhar todas as ideias e projetos desenvolvidos por Posy e seus companheiros de trabalho, que embarcam nesta aventura de salvar o lugar. O grupo é formado por quatro pessoas totalmente diferentes, mas que se completam de uma forma única e criam laços fortes, formando uma verdadeira família.

A escritora consegue criar personagens únicos, com problemas e características pessoas, que nos fazem ficar curiosos sobre eles e querendo saber mais de seus histórias, tanto é que cada um acabou ganhando seu próprio livro.

De forma geral, a história é previsível, nós já imaginamos no que vai dar, mas mesmo assim conseguimos curtir a leitura e nos encantar com tudo o que nos é apresentado. A sensação que temos é que realmente estamos assistindo uma comédia romântica, onde damos várias risadas e também sorrimos com momentos fofos.

Um diferencial deste livro e que o deixa ainda mais engraçado, é que Posy começa a escrever seu próprio romance de época, tendo Sebastian como personagem masculino.

Desta forma, nós acabamos na cabeça da protagonista, que no papel consegue escrever, dizer e fazer tudo aquilo que tem vontade de verdade, mas que não tem coragem de colocar para fora. Enquanto leitores, ficamos animados para conferir mais um capítulo desta história, sendo que temos um livro dentro de outro livro.

Ainda falando de livro dentro de livro, como estamos falando de personagens que amam livros e trabalham em uma livraria, temos também vária menções à obras famosas, frases retiradas de clássicos da literatura e autores consagrados surgindo no meio das conversas dos personagens. Você acaba saindo com várias indicações de obras para conferir.

“Como era bom abrir um livro novo e inspirar aquele aroma maravilhoso. Ou o cheiro poeirento, quase terroso, dos livros velhos. Sentir o peso reconfortante de um romance no colo, ou deixando as páginas umedecerem ou ondularem enquanto se lê na banheira.”

Enfim, não temos uma trama mirabolante, com grandes reviravoltas e nada de realmente novo. Porém o livro cumpre com perfeição seu objetivo de nos divertir e entregar uma trama que passe nosso tempo, nos distraia dos problemas e que aquece nossos corações.

Se você está em busca de algo leve, rapidinho de ser lido ou que te tire daquela resseca literária, esta é uma ótima indicação. Na minha avaliação dei 3 estrelas e meia, sendo que pretendo conferir os outros três livros que completam esta série, pois curti a escrita da autora e a forma como ela desenvolve seus personagens. Estou curiosa para saber mais sobre os outros funcionários desta livraria.

Vale disser que se você é assinante do Kindle Unlimited, o serviço de livros da Amazon, A Pequena Livraria dos Corações Solitários (Vol. 1) está disponível para leitura. Corre para conferir!

Logo eu volto com mais uma resenha, fique ligado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!