sex. maio 10th, 2024

Confira nossa lista especial para este sábado

Neste sábado preguiçoso, pré Dia das Mães, nós separamos uma lista com 7 filmes dos anos 80 e 90 para você curtir.

São filmes gostosos, de vários gêneros e que fizeram sucesso na época, mas ficaram esquecidos atualmente.

Dificilmente você verá estes filmes nas listas de clássicos dessas épocas, pois, geralmente, estas listas trazem os clássicos, aqueles que todos lembram.

Por isso nós quisemos fazer diferente e trazer filmes tão bons quanto os clássicos, mas que acabam ofuscados pelos mais conhecidos. Seja você mais jovem ou mais velho, um destes filmes vai te agradar.

Quer saber quais filmes escolhemos? Então vem conferir a lista.

1 – O Chacal (1997 – Ação)
Imagem: Divulgação

Enquanto o cenário da ação era dominado por filmes de Stalone e Schwarzenegger, este longa foi protagonizado por Bruce Willis.

Durante uma operação do FBI em uma casa noturna em Moscou, o irmão do gangster russo Terek Murad (David Hayman) é morto. Murad quer vingança e para isso contrata um justiceiro conhecido como Chacal (Bruce Willis), para matar o diretor do FBI. Com a ajuda da agente russa Valentina Koslova (Diane Venora), o FBI encontra o único homem que conhece o rosto do Chacal: o terrorista do Irã Declan Mulqueen (Richard Gere). Declan, então, é forçado a ajudar na caçada pelo justiceiro/assassino sem identidade. Disponível na Netflix.

2 – A Colheita Maldita (1984 – Terror)
Imagem: Divulgação

Não podemos negar que a década de 80 e começo de 90 foram marcadas pelas adaptações cinematográficas do escritor Stephen King. Foi nesta época que o cinema ganhou grandes clássicos como O Iluminado e Carry, A Estranha. Porém, o filme que escolhemos é tão bom quanto todos os outros, mas acabou ofuscado pela fama de seus companheiros e meio esquecido no “role”.

O filme narra a história de um médico e sua esposa, que tem sua viagem de férias interrompida quando encontram o corpo de um garoto na estrada. Eles tentam chamar a polícia, mas acabam em um vilarejo onde jovens adoradores de um culto macabro realizam sacrifícios humanos. O longa prende a atenção desde o começo, com uma trama simples, porém bem desenvolvida e garante bons sustos, principalmente com as crianças assustadoras.

3 – Gênio Indomável (1997 – Drama)
Imagem: Divulgação

Para quem curti um drama emocionante, nossa indicação é este filme estrelado por um Matt Damon bem novinho. A trama narra a história de Will (Matt Damon), um rapaz brilhante e com grande talento para matemática, mas que trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. É lá que ele conhece o psicólogo Sean Maguire (Robin Williams), que o ajuda a formar sua identidade e a lidar com as emoções, direcionando-o na vida.

O longa ainda conta com outros grandes nomes como Ben Affleck e Stellan Skarsgard. Também ganhou os Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Robert Williams. Disponível no TeleCine Play.

4 – O Segredo do Abismo (1989 – Ficção Científica/ Aventura)
Imagem: Divulgação

Claro que a gente ia colocar um filme com extraterrestres nesta lista, afinal foram nesses anos que conhecemos o terror de Alien – O Oitavo Passageiro e o carimã de E.T. – O Extraterrestre.

O filme que escolhemos acompanha a equipe de uma plataforma de exploração de petróleo, que tem que resgatar um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes. Assim, começa uma expedição rumo ao fundo do oceano, onde eles irão encontrar algo inimaginável e assustador. O longa é dirigido por James Cameron, responsável por Avatar, e vale muito a pena.

5 – Lendas da Paixão (1994 – Romance/Drama)
Imagem: Divulgação

Para os amantes do romance, temos um com trama familiar que irá fazer você derramar algumas lágrimas.

No início do século 20, no estado de Montana, o coronel William Ludlow (Anthony Hopkins) mora em um rancho com seus filhos Tristan (Brad Pitt), Alfred (Aidan Quinn) e Samuel (Henry Thomas). A família acaba passando por uma tragédia quando Samuel é morto na Primeira Guerra Mundial. Tristan e Alfred sobrevivem à guerra, mas, quando voltam para casa, acabam apaixonados pela bela noiva de Samuel, a jovem Susannah (Julia Ormond). A rivalidade cresce entre os irmãos e acaba colocando em risco a família. Disponível na Netflix.

6 – A Mosca (1986 – Ficção Científica)
Imagem: Divulgação

A década de 80 ficou marcada pelos efeitos especiais, que não poupavam muito sangue, líquidos e gosmas para deixar o espectador perturbado e até mesmo com nojo.

Nosso representante desta categoria é o filme A Mosca, que mostra o excêntrico cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) que constrói um dispositivo de teletransporte e decidi testá-lo. Ele entra na máquina, mas, sem que perceba, uma mosca entra junto com ele. Seth acha que o experimento foi um sucesso, mas acaba tento seu DNA fundido com o inseto e percebe o fato quando as células da mosca começam a tomar conta de seu corpo. Ele acaba se tornando uma criatura monstruosa.

Claro que os efeitos especiais estão ultrapassados, mas o filme impressiona pelo realismo da transformação, principalmente porque tudo era feito de forma manual. Só um conselho: não assista ao filme depois de comer. Acredite, você pode se arrepender.

7 – O Mentiroso (1997 – Comédia)
Imagem: Divulgação

Para encerrar, um filme de comédia, que faz você rir do começo ao fim, mas que tem uma mensagem muito importante. O Mentiroso é estrelado por Jim Carrey, que estava no auge de sua carreira, lançando filmes todos os anos.

O longa acompanha o inescrupuloso advogado de Los Angeles, Fletcher Reede (Jim Carrey), que ama seu filho Max (Justin Cooper), mas tem uma incapacidade de manter promessas e menti compulsivamente, o que causa problemas entre eles e com a ex-mulher de Fletcher, Audrey (Maura Tierney). Cansado das mentiras do pai, Max faz um pedido enquanto assopra as velinhas de seu aniversário: ele quer que seu Fletcher diga somente verdades durante 24 horas. Quando o pedido do garoto se torna realidade, o mundo do advogado começa a desmoronar.

E aí, curtiu a nossa lista? Já conhecia algum destes filmes? Vai assistir qual? Aproveite o Dia das Mãe para assistir com a sua e fazer aquela sessão cinema especial.

Assistir filmes antigos é ótimo porque a gente vê a evolução do cinema e ainda conhece histórias que podem ter influenciado outras mais atuais. Esperamos que gostado.

Até mais!

 
One thought on “7 filmes dos anos 80 e 90 que não são clássicos, mas valem a pena”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!