qui. abr 25th, 2024

Uma das maiores curiosidades a respeito de quem trabalha com escrita é saber quanto se ganha. Nós sabemos que, apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, a leitura tem perdido cada vez mais espaço, principalmente com o advento da internet, por isso ser escritor não é uma tarefa fácil.

Ser publicado e vendido a ponto de realmente conseguir lucrar é algo mais complicado do que se imagina. Por isso, muitas vezes um escritor possuí outra profissão para ajudar a bancar suas despesas.

Contudo, existem aqueles escritores extremamente famosos, que fizeram e fazem história mundialmente, que além de vender milhões de livros também conseguiram transformar suas obras em adaptações para cinema e televisão extremamente bem-sucedidas.

Pensando nisso e a título de curiosidade para este Dia do Escritor, elaboramos uma lista com os 7 escritores mais bem pagos do mundo atualmente.

São profissionais que se destacaram na sua área, se tornaram referência e conseguiram alcançar um patrimônio impressionante.

E atenção, porque o segundo autor mais bem pago do mundo é um brasileiro. Será que você sabe quem é?!

“Somos todos escritores, só que alguns escrevem, outros não.” – José Saramago

7º Tom Clancy (1947 – 2013)

O sétimo lugar da nossa lista fica com Tom Clancy, um autor e historiador norte americano, que ficou conhecido por trabalhar em suas obras espionagem e ciência militar, que ocorreram durante a Guerra Fria. Ele é famoso por ser considerado o criador do techno-thriller, que seria um gênero híbrido que mistura ação/ aventura militar, ficção de espionagem e ficção científica com aspectos sociais. Clancy é responsável por criar o personagem Jack Ryan, que já foi interpretado por Ben Affleck no longa A Soma de Todos os Medos, adaptação do livro de mesmo nome. Atualmente o personagem possuí uma série própria no Amazon Prime Video. As histórias do escritor também inspiraram vários games, incluindo o famoso Ghost Recon. O patrimônio de Tom Clancy é estimado em 300 milhões de dólares vindos de vendas e direitos autorais.

6º Nora Roberts (1950 – presente)

Quando o assunto é romance, Nora Roberts é um dos nomes mais famosos do mundo, com mais de 200 best-sellers publicados. Ela fez história ao ser a primeira mulher a integrar o Romance Writers of America Hall of Fame e a primeira a ser escolhida para a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos. Para se ter ideia do sucesso da autora, à partir de 2011 suas obras combinadas ficaram por 861 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, sendo que durante 176 semana figurou na primeira posição. Uma curiosidade é que Roberts também já escreveu sob os pseudônimos de J. D. Robb, Jill March e Sarah Hardesty. Seu patrimônio está em 340 milhões de dólares.

5º Danielle Steel (1947 – presente)

Ainda na linha do romance, mas com uma carga dramática maior, Danielle Steel ocupa o quinto lugar na nossa lista. A autora americana já teve suas obras traduzidas para 28 línguas e vendidas para 47 países. Suas vendas já passaram da casa de 600 milhões de cópias e seus romances já estiveram na lista de mais vendidos do New York Times por mais de 39 semanas. Além disso, 22 dos seus livros já foram adaptados para o cinema. No ano de 2011, ela foi eleita uma das 30 Mulheres mais Poderosas da América pelo Ladies’ Home Journal. Com seus feitos, Steel já alcançou a marca lucrativa de 375 milhões de dólares.

4º James Patterson (1947 – presente)

Saindo do mundo dos romances e indo para a linha do suspense e policial, temos James Patterson, também um autor norte americano e famoso por sua série que tem como personagem principal o psicólogo florense Alex Cross. Ele escreveu 130 obras em 38 anos, sendo o escritor de séries de detetive mais vendido nos Estados Unidos nos últimos dez anos. É claro que ele figura na lista dos mais vendidos, mas detém um recorde curioso: ele foi o autor mais vendido com títulos policiais publicados em capa dura, que tem um custo de produção mais caro e por isso acaba tendo o preço elevado. Ele também escreve não-ficcão, romance e obras infantis, sendo que já esteve na lista de mais vendidos nas categorias de suspense e infantil ao mesmo tempo. Patterson possuí um patrimônio de 390 milhões de dólares.

3º Stephen King (1947 – presente)

Chegamos ao nosso Top 3 desta lista. Em terceiro lugar é claro que está o mestre do terror, que lança livros todos os anos e tem direitos de adaptação comprados a todo momento. É claro que Stephen King é um dos autores mais bem pagos do mundo. Ele dispensa apresentações, afinal é o autor mais em sucedido do gênero terror/ horror, com mais de 500 milhões de cópias vendidas, lançado para 40 países e ocupando a nona posição na lista de autores mais traduzidos do mundo. Nós falamos mais sobre a carreira do escritor em um post especial, clique aqui e confira. King é conhecido por sua escrita detalhada, com obras que passam das 1.500 páginas. Ele é um dos autores mais famosos do mundo e extremamente influente dentro da cultura pop. Ao todo, o autor já acumulou 400 milhões de dólares com seu trabalho.

2º Paulo Coelho (1947 – presente)

Sim meus queridos, como dissemos na introdução, o segundo lugar desta lista fica com um brasileiro, nada mais, nada menos do que Paulo Coelho. Ele é um escritor, letrista, e jornalista, que teve sua primeira obra publicada em 1982, mas ela não alcançou o sucesso desejado e suas sucessoras também não foram muito bem. Foi somente em 1988 que ele lançou a obra que o tornaria conhecido no mundo, o título O Alquimista. Com o livro ele se tornou o escritor brasileiro mais vendido no mundo, ficando em primeiro lugar na lista de mais vendidos de 18 países e traduzido para mais de 80 nacionalidades. Além disso, a obra é o livro brasileiro mais vendido internacionalmente e o Guinnnes Book of Records o coloca como o autor vivo mais traduzido da história. Ele teve algumas obras adaptadas e alcançou a incrível marca de 500 milhões de dólares. É um orgulho nacional!

1º J. K. Rowling (1965 – presente)

E o primeiro lugar desta lista vai para ela, a criadora do fantástico mundo de Harry Potter e um verdadeiro fenômeno de vendas, J. K. Rowling. As coisas não vão muito bem para a autora, afinal ela causou muita polêmica nas redes sociais nos últimos tempos, com suas opiniões preconceituosas e falas que ofenderam muitas pessoas, muitos fãs inclusive. Ela recebeu uma enxurrada de críticas por parte do público, de atores e de escritores, chegando a estar cancelada digitalmente. Contudo, polêmicas à parte, não poderíamos deixar de menciona-la, afinal ela é a autora mais bem paga do mundo. Detentora de recordes de vendas, traduzidas para dezenas de países, com filmes milionários, Rowling alcançou o estrelato e hoje passou da marca de 1 bilhão de dólares em patrimônio. A gente espera que ela veja como estava errada e mude seu posicionamento.

Fazendo esta lista percebemos algo curioso: dos 7 mencionados, 5 nasceram no ano de 1947. Seria está uma data de sucesso? É no mínimo interessante.

Assim terminamos nossa lista. Ficamos impressionados com os números alcançados por muitos escritores. É incrível saber que suas histórias são tão marcantes e importantes, que fizeram sucesso no mundo todo e os transformaram em figuras reconhecidas e milionárias.

Neste Dia do Escritor, escolha aquele autor que mais te agrada e apoie seu trabalho, pois nós vimos como isso transforma e faz a diferença.

Curtiu? Então não deixe de compartilhar e nos marque nas redes socias.

Até mais!

 
2 thoughts on “Os 7 escritores mais bem pagos do mundo – Dia do Escritor”
  1. Adorei essa lista. Gostei de ver Nora Roberts nela, muito bem elaborada. Estou numa pesquisa de mesmo tema para o site carreiradeescritor.com

     
    1. Obrigado Jeff, ficamos muito felizes em saber que gostou da matéria e é muito legal essa ideia da sua materia, esperamos que a nossa matéria tenha te ajudado!

       

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!